Dor na mandíbula pode ser sinal de bruxismo. O que fazer para acabar com esse incômodo?

22.12.2020

Dor na mandíbula pode ser sinal de bruxismo. O que fazer para acabar com esse incômodo?

O bruxismo pode causar muitos problemas bucais, como a dor na mandíbula. Saiba a melhor forma de tartar esse incômodo com uma especialista!
O bruxismo pode causar muitos problemas bucais, como a dor na mandíbula. Saiba a melhor forma de tartar esse incômodo com uma especialista!

Quem enfrenta diariamente os incômodos do bruxismo sabe que precisa ter muito cuidado com essa disfunção. Além de ser um dos maiores motivos da dor de dente, enxaqueca e desgaste dentário, e problema também pode causar um outro tipo de incômodo: dor na mandíbula. A boa notícia é que, é possível tratar o bruxismo e evitar todas essas complicações. O Sorrisologia entrevistou a especialista Rhianna Barreto que esclareceu os principais cuidados que o paciente precisa ter.

O bruxismo pode causar dor na mandíbula? Entenda porque isso acontece

De acordo com a dentista o bruxismo pode sim causar dor na mandíbula entre outros incômodos na região facial. "É um distúrbio do sono que pode ser caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes. Este hábito parafuncional pode causar dor na muscula facial e nos músculos mastigatórios pela sobrecarga excessiva que causa nesta musculatura, fadiga, cansaço e dor", esclareceu a profissional.

Além da dor na mandíbula: outros problemas que o bruxismo pode causar quando não é tratado

Embora a dor na mandíbula seja o incômodo mais abordado pelos pacientes com bruxismo, essa disfunção é capaz de causar outros problemas bucais: "Sensibilidade nos dentes, sangramento gengival, dor na ATM, desgaste nos dentes, abfrações dentárias, dor muscular facial, otalgia reflexa, fraturas nos dentes, necrose nos dentes, entre outras complicações", atentou a especialista. Para evitar o surgimento ou a piora desses incômodos, o melhor remédio é procurar um dentista para controlar o bruxismo.

O que fazer para acabar com o bruxismo e a dor na mandíbula?

Rhianna explica que bruxismo não tem cura, mas pode ser controlado com algumas dicas do especialista em dor orofacial e hábitos bem simples de serem feitos no dia a dia. "O ideal é identificar os fatores que pioram o bruxismo e tratá-los. Isto pode ser feito através de dispositivos orais individualizados e através de toxina botulínica (botox)", esclareceu.

Outra dica muito importante e que funciona em muitas situações é realizar o tratamento fisioterápico e usar medicamentos prescritos para controle da ansiedade. A terapia também é uma ótima forma de lidar com o estresse e controlar o apertamento causado pelo bruxismo. 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal