13.04.2016

Dia do Beijo: aprenda, passo a passo, 5 cuidados bucais para deixar esse ato ainda mais gostoso e saudável

Mantenha a saúde e higiene bucal sempre em dia. Nunca esquecendo do uso de fio dental.
Mantenha a saúde e higiene bucal sempre em dia. Nunca esquecendo do uso de fio dental.

Os batimentos cardíacos chegam a 150 por minuto, 30 músculos do seu rosto são exercitados e você pode queimar até 15 calorias. Tudo isso em um só beijo. Não é maravilhoso? E nada mais justo do que comemorar esse 13 de abril, Dia do Beijo, recebendo e distribuindo alguns. Mas, antes de começar essa tarefa, é importante entender que beijo na boca e saúde tem tudo a ver. O Sorrisologia conversou com a Estomatologista Dulce Helena Cabelho sobre algumas dicas bem simples e legais para que a partir de hoje seu beijo se torne algo inesquecível.

Antes de beijar, creme e escova dental

O beijo é uma forma íntima de carinho e faz parte da cultura de muitas pessoas como um ato de cumprimento e respeito. Mas, para que ele seja dado e recebido de forma segura, é importante praticar aqueles tradicionais hábitos higiênicos, afinal, ninguém quer beijar uma pessoa com mau hálito, certo? "Os cuidados que devemos ter para “curtir” um beijo saudável é manter nossa higiene bucal diária, incluindo a escovação dos dentes e limpeza periódica das gengivas, feita por profissionais especializados".

Controle a imunidade e procure um dentista

Manter a imunidade sempre em dia é outra maneira para beijar sem preocupações. Ela é considerada a primeira barreira no momento que as doeças infecciosas tentam tomar conta da sua boca. Mantê-la em equlíbrio diminui este potencial. "Se a imunidade estiver baixa, há algumas doenças que podem ser mais susceptíveis na transmissão", alerta. No caso de contágio, é importante procurar um profissional. "A melhor conduta frente a alterações bucais que podem relacionar-se ao “beijo” é procurar o especialista, pois irá indicar o melhor tratamento para a cura".

Como se prevenir do contágio dessas complicações?

A mucosa oral, revestimento úmido existente na cavidade bucal constituída por tecidos celulares, por meio da saliva e de alguns microorganismos, tem o poder de diminuir a entrada de novos habitantes bucais. Ela é uma autodefesa natural do corpo humano, mas Dulce avisa que não podemos confiar plenamente em nosso organismo e atenta pelo cuidado de um modo geral. "É sim muito importante a prevenção das doenças que podem ser transmitidas pelo beijo". Agora que tal chamar aquela pessoa especial para aprender esse passo a passo com você? Depois dessas dicas vocês estarão prontos para beijar muito!

Passo a passo do beijo perfeito

1) Mantenha a saúde e higiene bucal sempre em dia. Nunca esquecendo do uso de fio dental.

2) Evite beijar muitas pessoas em um curto período de tempo. A exposição exagerada a muitos microorganismos diferentes pode favorecer a contaminação de doenças.

3) As doenças infecciosas podem ser transmitidas pela saliva. Não dê bobeira e pratique o hábito com quem você conhece e confia.

4) Ao sinal de pequenas lesões e alterações na boca, procure um profissional para que ele lhe dê as orientações e o tratamento certo.

5) Respeite seu corpo e sua saúde. Desta forma é possível curtir muito o Dia do Beijo do jeito que ele merece.


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal