Dentes tortos causam mau hálito?
O posicionamento dos dentes também pode influenciar no seu hálito. Saiba como essa relação se dá.
O posicionamento dos dentes também pode influenciar no seu hálito. Saiba como essa relação se dá.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dentes tortos causam mau hálito?

O posicionamento dos dentes também pode influenciar no seu hálito. Saiba como essa relação se dá.

09/02/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Você sabia que dentes tortos podem causar mau hálito? Embora a halitose seja atribuída à higienização oral inadequada, uma dentição desalinhada também favorece o cheiro ruim na boca. A condição dificulta a limpeza, pois impede que a escova e o fio dental alcancem certas áreas. O resultado leva ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Por isso, mesmo quem mantém uma boa higiene bucal pode apresentar mau hálito, caso seus dentes não estejam bem posicionados. Conversamos mais sobre o assunto com a dentista Cecília Costa.

Dentes tortos prejudicam a higiene bucal e acúmulo de bactérias na boca

De acordo com a dentista Cecília Costa, os dentes desalinhados dificultam a remoção de resíduos de alimentos na hora da escovação. Por esse motivo, o desalinhamento da dentição está entre as causas mais comuns de halitose. “Quando os dentes estão na posição errada existe uma maior chance de acúmulo de comida. Com isso, aumenta a placa bacteriana que causa mau hálito”, explica. Como o espaço entre os dentes tortos costuma ser muito estreito, fica mais difícil para as cerdas da escova e o fio dental limparem a região. Assim, a higiene acaba sendo feita de maneira superficial, de modo que as áreas que não são limpas começam a acumular bactérias e restos de alimentos. Com o tempo, a placa bacteriana aumenta e, se não for removida, a mesma se transforma em tártaro.
 
O tártaro é a calcificação da placa bacteriana. Além do mau hálito, o quadro ainda pode provocar cáries, gengivite e periodontite. Sendo assim, quem possui dentes desalinhados deve reforçar nos cuidados com a higiene bucal. “O mais importante é tentar manter todas as faces do dente livre de placa. O dentista é um grande aliado com a limpeza e raspagem supra gengival”, comenta a especialista.

Aparelhos ortodônticos são a melhor solução para tratar mau hálito por causa dos dentes desalinhados

Uma vez que a placa se transforma em tártaro, ela só pode ser removida no consultório. O tratamento indicado é uma limpeza profunda e raspagem do cálculo dental. “Esses pacientes devem utilizar escovas próprias para alcançar todos os dentes e principalmente o fio dental”,  comenta a dentista, que também cita a importância do uso de aparelhos ortodônticos para solucionar o problema de vez. “O mais importante para tratar o mau hálito é eliminar a causa removendo a placa bacteriana, além de indicar que o paciente inicie tratamento ortodôntico para alinhar os dentes”, completa.

Independente da posição dos dentes, a higiene bucal é indispensável

Antes de verificarmos se o posicionamento dos dentes está causando mau hálito, é preciso analisar se a sua higiene bucal está satisfatória. Para garantir que os restos de alimentos não fiquem presos aos dentes após as refeições, é preciso usar o fio dental e fazer a escovação pelo menos três vezes ao dia. O ideal é que você aguarde pelo menos meia hora após se alimentar para que o pH da boca volte ao nível normal, ou pode acabar causando erosão dentária. A atenção deve ser redobrada durante o tratamento ortodôntico, já que os alimentos podem se prender aos componentes do aparelho fixo, aumentando a chance de problemas de saúde bucal.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Cecilia Maria Costa - Dentista formada pela Universidade Federal Fluminense com atualização em cirurgia oral menor avançada pela ABO-RJ. Pós-graduanda em implantodontia e com experiência em harmonização orofacial clínica e harmonização orofacial cirúrgica.
CRO-RJ: 42399

Redação: Joanna Dark

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias