28.10.2021

Por que meus dentes doem quando como algo doce?

Sente dor ao comer doces? Você pode ter sensibilidade dentária
Sente dor ao comer doces? Você pode ter sensibilidade dentária

Algumas pessoas relatam sentir dor nos dentes quando comem algo doce. A sensação incômoda é causada por um quadro de hipersensibilidade dentária, um dos problemas de saúde bucal mais recorrentes. A condição costuma ser associada a ingestão de alimentos quentes ou gelados, contudo, em certos casos, o açúcar também pode ser o motivo para o desconforto. Quando isso acontece, o ideal é procurar um dentista para identificar qual o motivo da dor.

Normalmente, o aumento da sensibilidade está relacionado a retração gengival e desgaste no esmalte protetor do dente. Não deixe de buscar ajuda com um profissional a qualquer sinal de dor nos dentes depois de comer doces. Conheça as principais causas de hipersensibilidade dentária e como aliviar a dor nos dentes depois de comer doces. 

Efeito do açúcar nos dentes pode causar danos no esmalte e sensibilidade dentária 

O consumo excessivo de alimentos doces é uma das principais causas de hipersensibilidade dentária. O contato do açúcar com os dentes pode levar ao desgaste do esmalte de proteção, um tecido que atua como uma barreira para a dentina e nervos. Também conhecido como erosão dentária ácida, esse fenômeno é o que causa dor nos dentes, pois os deixam mais suscetíveis à infecções e sensibilidade. 

Outro fator responsável pela hipersensibilidade dentinária é a retração gengival. Ela acontece quando há uma diminuição do tecido da gengiva, deixando a raiz do dente mais exposta. Assim, eles ficam mais reativos a estímulos térmicos, químicos e táteis. Por isso uma pessoa com sensibilidade dentária tende a sentir dor ao comer alimentos quentes, gelados ou doces. Como o açúcar é um tipo de carboidrato fermentável, ao ser mastigado, ele aumenta a produção de ácidos orgânicos. Essa reação química em contato com dentes mais sensibilizados é a causa da dor ou pontadas ao comer doces. 

Como aliviar a dor da sensibilidade nos dentes 

O primeiro passo para saber como acabar com a dor nos dentes é consultar um dentista. Somente um profissional saberá indicar o tratamento para hipersensibilidade dentária adequado. Ele pode receitar um creme dental específico ou um tratamento odontológico, principalmente quando o quadro está avançado. Por isso, não deixe de visitar um consultório assim que perceber o incômodo, seja por qualquer alimento. 

Outra forma de acabar com a dor da sensibilidade nos dentes é reforçar nos cuidados diários. Não deixe de fazer uma boa limpeza diária, com uma escova com cerdas macias e sem fazer muita força. Movimentos bruscos durante a escovação também levam ao desgaste do esmalte e machucam a gengiva. 

Por fim, evite o excesso de alimentos e bebidas doces. O mesmo vale para alimentos ácidos e com conservantes. Esses ingredientes são corrosivos ao esmalte e podem causar alterações na cor, cáries, enfraquecimento da estrutura e aumento na sensibilidade.


Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal