Dentes de serrinha: será que o problema é apenas estético?
Talvez as ondulações nos seus dentes sejam tudo que você consegue reparar quando sorri. O incômodo estético, no entanto, poderia significar algo a mais? Descubra com a ajuda do Sorrisologia Talvez as ondulações nos seus dentes sejam tudo que você consegue reparar quando sorri. O incômodo estético, no entanto, poderia significar algo a mais? Descubra com a ajuda do Sorrisologia
Talvez as ondulações nos seus dentes sejam tudo que você consegue reparar quando sorri. O incômodo estético, no entanto, poderia significar algo a mais? Descubra com a ajuda do Sorrisologia

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dentes de serrinha: será que o problema é apenas estético?

Dentes de serrinha: será que o problema é apenas estético?

22/03/2017

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Você com certeza já reparou como o sorriso de uma criança pode ser bem diferente quando comparado ao de um adulto. Os dentes, além de menores, apresentam um formato ondulado nas bordas, que geralmente desaparece com o passar do tempo. Mesmo depois do fim da infância, no entanto, é possível que esse aspecto permaneça até a idade adulta e cause uma desarmonia ao sorrir… mas será que o problema é só estético? Para saber o que os dentes de serrinha significam, a dentista Kalina traz algumas explicações.

O que são dentes de serrinha?

Eles também são conhecidos como dentes em flor de lis e são observados durante a infância nos incisivos superiores e inferiores, ou seja, nos dentes da frente da boca. Segundo a profissional, quando eles nascem, é normal que possuam na anatomia três mamelos - ou mamelões - em sua borda, dando essa impressão de ondinha ou serrinha. “Com o uso dos dentes na mastigação, e até mesmo devido ao atrito feito pela escovação, este aspecto vai desaparecendo normalmente enquanto crescemos”, conta Kalina.

E quando o aspecto ondulado não some?

A dentista esclarece que o normal é que a superfície incisal seja desgastada com o tempo e, por isso, deixa de ser observada na maioria dos adultos. Ainda assim, se isso não acontece, não é preciso se preocupar. “Quando essa aparência permanece em adultos, ela se configura apenas um problema estético ocasionado por um defeito estrutural no esmalte dos dentes”, explica a profissional.

É possível corrigir o problema

Apesar de alguns profissionais e pacientes considerarem que as serrinhas acrescentem um detalhe charmoso e jovial ao sorriso, é possível que dentes assim causem um certo incômodo. Tudo, na verdade, varia conforme o gosto do paciente. Assim, aos que não estão satisfeitos com a harmonia do sorriso, existe uma alternativa realizada em consultório para dar fim ao problema.

Kalina conta que o processo é feito pelo dentista por meio do uso de uma resina capaz de restaurar a borda incisiva e torná-la mais reta. Esse procedimento, inclusive, é o mesmo usado para reparar pequenas fraturas nos dentes. A boa notícia é que o procedimento é completamente indolor e o resultado é o mais natural possível, justamente por ser feito com um material da mesma cor dos dentes correspondentes.

Procure um dentista e dê adeus às serrinhas

O profissional mais capacitado para ajudar a resolver essa questão é o especialista em dentística. Sendo assim, se esse for o seu caso, pesquise um bom dentista nessa área e converse com ele sobre a possibilidade de dar adeus às ondinhas do sorriso. E nada de vergonha: se a correção fará com que você se sinta mais confortável e livre para sorrir, valerá a pena.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias