09.11.2021

Dente trincado pode ser bruxismo? Veja o que diz a dentista!

Entenda como o bruxismo pode resultar em um dente trincado e os cuidados necessários para tratar o quadro
Entenda como o bruxismo pode resultar em um dente trincado e os cuidados necessários para tratar o quadro

Encontrar um dente trincado é uma situação mais comum do que se pensa. Por mais imperceptíveis que sejam, essas rachaduras nos dentes podem prejudicar não só a estética do sorriso, como também a sua saúde bucal. Para surpresa de alguns, o dente rachado pode estar relacionado a diferentes causas. 

O bruxismo, por exemplo, é um comportamento que influencia significativamente nesse caso. Justamente por isso, o paciente deve redobrar a atenção e buscar um especialista para o diagnóstico correto. Pensando nisso, conversamos com a dentista Rhianna Barreto, que revelou a relação entre os quadros e dicas de como tratar bruxismo. Confira!

Dente trincado apresenta sintomas que podem ser identificados pelo paciente

Por menor que seja a abertura no dente trincado, o quadro manifesta sintomas que podem ser observados pelo paciente. “O elemento dentário pode apresentar sensibilidade ou pontas ativas cortantes na língua e mucosas”, revela a especialista. Nesse caso, as consequências de um dente trincado incluem não só a estética do sorriso, como também a sua saúde bucal. “O quadro favorece problemas de hipersensibilidade e, pode também, resultar em uma fratura completa”, alerta Rhianna.

Em alguns casos, pode ser necessária a extração do dente trincado quando não há possibilidade de recuperação”, alerta Rhianna. Portanto, é fundamental que o paciente fique bastante atento ao aspecto dos dentes e busque um profissional a qualquer sinal de abertura na superfície dental.

Dente trincado: bruxismo é um dos motivos por trás do quadro

Ninguém gosta de lidar com um dente trincado, mas isso acaba sendo inevitável quando existe um quadro de bruxismo sem acompanhamento. De acordo com a especialista, a atividade parafuncional é uma das principais causas para as micro aberturas na superfície dental. “O trauma contínuo causa desgastes, abfrações e trincas nos dentes, chegando até a quebrar o dente em casos mais graves”, relaciona.

Além do bruxismo, existem outros fatores que também podem resultar em um dente trincado. “Consumo de determinados alimentos, traumas oclusais e traumas por hábitos parafuncionais, como morder objetos, são alguns deles”, revela a dentista. Sendo assim, a melhor alternativa é buscar o auxílio de um dentista especializado para saber como lidar com o quadro da melhor forma. 

Dente trincado: o que fazer quando o bruxismo é a causa do problema?

Se o dente trincado já é uma realidade para você, não precisa se desesperar. Segundo a especialista, o quadro possui tratamento, mas ele pode variar quando a causa é o bruxismo. “Além de tratar a trinca no dente, o controle do bruxismo por meio do uso de dispositivos orais e aplicação de toxina botulínica também deve ser realizado”, recomenda Rhianna. Quanto ao tratamento da abertura na superfície dental, é recomendado o uso de verniz fluoretado e dessensibilizantes. Mas lembre-se: todas as medidas devem ser feitas e acompanhadas por um profissional.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 37448


Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal