22.09.2016

Dente siso pode acumular mais placa bacteriana. Um dentista explica como esse problema afeta sua saúde bucal

Escovar o dente siso é complicado e por isso acaba acumulando mais placa bacteriana que os outros. Mas o periodontista Leonardo Costa ensina algumas maneiras de como prevenir toda essa sujeira
Escovar o dente siso é complicado e por isso acaba acumulando mais placa bacteriana que os outros. Mas o periodontista Leonardo Costa ensina algumas maneiras de como prevenir toda essa sujeira

Eles ficam escondidos lá no fundo da boca, mas isso não quer dizer que passam despercebidos, já que costumam causar desconforto e dor para muita gente. Por nascer entre os 16 e 21 anos alguém decidiu chamá-los de dentes do siso, pois do latim, significa juízo. Além do incômodo que o terceiro molar normalmente traz, esse dente pode causar outros problemas, como o acúmulo de mais placa bacteriana. O periodontista Leonardo Costa explica como isso acontece e as consequências para a sua saúde bucal.

Dente siso acumula mais placa bacteriana

O dente siso é um dos mais chatos de se lidar. Ele pode doer e incomodar mesmo sem nem ter nascido. E mesmo quando erupciona também pode ser um problema. Um deles é acumular mais placa bacteriana no local. “Como é o dente mais posterior da arcada, os pacientes têm mais dificuldade de realizar a higiene adequada, pois não conseguem enxergar adequadamente o dente”, explica. O profissional acrescenta ainda o fato do terceiro molar estar inclinado ou parcialmente erupcionado, situações que dificultam ainda mais a limpeza.

Como prevenir a placa bacteriana?

Não tem jeito, a melhor forma de prevenir esse acúmulo de placa bacteriana é realizando a higiene de forma correta com o fio dental e escova de dente. Se ainda assim, fazer a limpeza oral no siso estiver difícil, Leonardo indica uma solução. “Deve-se realizar a remoção do dente com um cirurgião-dentista de sua confiança”.

Enxaguante bucal como aliado no combate aos inimigos bucais

Quando se trata de cuidar bem do seu sorriso, pode-se investir nos diversos produtos de limpeza oral, como no caso dos enxaguantes bucais. O seu uso pode ajudar a combater a placa bacteriana que acumula no siso. “Todas as ferramentas de higiene são válidas, mas o enxaguante sozinho não resolve”. O profissional lembra que o mais importante é realizar a limpeza mecânica desse biofilme que se forma na região, isto é, com o fio dental e escova para os dentes. Logo, o enxaguante deve ser um aliado na hora da higiene, e não um substituto.

Como a placa bacteriana afeta o seu sorriso

Como dificilmente se vê a placa bacteriana em um dente siso, tende-se a achar que ela não pode causar tantos problemas. Mas não é bem assim. “O acúmulo de placa bacteriana pode acarretar em problemas gengivais, cárie dental e até uma infecção local”, afirma Leonardo. Além disso, o paciente pode sentir muita dor devido a esse processo inflamatório. Ainda segundo o periodontista, o risco de ocorrer mais infecção ou inflamação local aumenta, pois, como já mencionado, a pessoa pode não conseguir higienizar de forma adequada a região e com isso aumentar o acúmulo de bactérias.


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal