26.01.2021

Dente siso inflamado pode ser extraído? Dentista explica o que deve ser feito nesse caso

Dente siso inflamado não é sinônimo de extração dentária. Veja dicas de um especialista para tratar o quadro!
Dente siso inflamado não é sinônimo de extração dentária. Veja dicas de um especialista para tratar o quadro!

Lidar com o nascimento dos dentes sisos está longe de ser uma tarefa fácil. Afinal, o surgimento de novos elementos dentários na cavidade bucal pode trazer desconforto, dores e até mesmo inflamação para o paciente. Nesse caso, é comum que as primeiras dúvidas sejam sempre as mesmas: como amenizar o quadro? O dente siso inflamado pode ser extraído? Existe contraindicações para a extração? Para esclarecer essas e outras questões, o Sorrisologia entrevistou a dentista Caroline Malavasi que revelou o que deve ser feito para tratar o quadro.

Dente siso inflamado: saiba o que pode causar o quadro

Ao contrário do que muitos pensam, a inflamação no dente siso não está relacionada ao elemento dentário em si e, muito menos, a má higiene bucal. “Na verdade, o dente siso inflamado surge devido à erupção incompleta e falta de espaço na cavidade bucal que provoca uma inflamação no tecido gengival”, explica a Drª Caroline. Nesse caso, o quadro é chamado de pericoronarite ou infecção pericoronária e pode gerar dores, dificuldade de abertura da boca (trismo), edema (inchaço) e mau hálito no paciente. Além disso, vale lembrar que, em alguns casos, o processo inflamatório também pode contribuir para o surgimento de cáries, tanto no siso quanto no elemento dentário adjacente.

Afinal, o dente siso inflamado pode ser extraído?

Não. De acordo com a especialista, a cirurgia de extração dentária não é a melhor solução para tratar um dente siso inflamado. “Na grande maioria dos casos, é necessário que o profissional prescreva medicamentos previamente à cirurgia. Isso porque, a presença de inflamação não obriga a extração do siso. Na verdade, nem todo dente siso precisa ser extraído”, revela. O ideal é que o paciente realize uma avaliação oclusal com um profissional qualificado. Dessa forma, é possível observar a existência de espaço para a erupção desse dente siso, e se o paciente possui os quatros dentes sisos ou não, prevenindo o surgimento de possíveis complicações, como a inflamação.

Veja os tratamentos indicados para a amenizar a inflamação no dente siso

Para surpresa de alguns, o segredo para tratar um dente siso inflamado não é a extração do mesmo. “Existem casos de inflamação em que o paciente não precisa extrair os sisos. Por isso, a avaliação oclusão é necessária”, afirma a Drª Caroline. Nessas situações, é possível amenizar a dor e o incômodo através do uso de medicamentos prescritos por um dentista de confiança e uma pequena cirurgia para a remoção do “capuz” gengival inflamado - que é o grande responsável pelo quadro. Por esse motivo, a recomendação é que o paciente procure um consultório odontológico o quanto antes e siga as recomendações do seu dentista para evitar o surgimento de outros problemas bucais, como o mau hálito.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Malavasi - Especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense, com consultório na Barra da Tijuca (RJ)
Rio de Janeiro - RJ


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal