Dente siso nascendo pode gerar apinhamento dental? Dentista explica
A erupção dos terceiros molares (dentes sisos) pode empurrar toda a arcada e, assim, gerar o apinhamento dental e outros problemas bucais.
Compartilhar em suas redes
A erupção dos terceiros molares (dentes sisos) pode desencadear alguns problemas bucais, sabia? Caso eles nasçam deitados, por exemplo, podem empurrar toda a arcada, o que compromete o alinhamento dos dentes. Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida, especialista em reabilitação oral e estética, que explicou como o nascimento dos sisos afeta os demais dentes, culminando em problemas como o apinhamento dental. Confira!
Dente do siso nascendo pode ocasionar apinhamento dental?
De acordo com a especialista, o nascimento dos terceiros molares pode afetar o alinhamento dos demais dentes e, assim, afetar a saúde bucal como um todo. “Nem sempre há espaço para o dente do siso nascer e, por isso, ele tende a criar uma pressão, empurrando os demais dentes, causando assim não só o apinhamento, mas também alterações na gengiva e até mesmo o trincamento dos dentes”, esclarece a profissional.
Um estudo realizado na Universidade Fernando Pessoa, da cidade do Porto, em Portugal, destaca que o terceiro molar é considerado o principal fator etiológico do apinhamento ântero-inferior (que deixa os dentes inferiores da frente entramelados). Isso ocorre pela falta de espaço desencadeada pelo nascimento dos sisos, o que faz com que os dentes se sobreponham em má oclusão.
Em que casos a cirurgia do siso é indicada?
A cirurgiã-dentista destaca que a extração dos sisos é recomendada em diferentes situações, mesmo quando os dentes estão bem alinhados e não demandam nenhum tipo de tratamento. “A remoção do siso é indicada sempre, pois, mesmo que a princípio ele não cause nenhum desconforto ou dor, esse dente pode ocasionar muitos problemas que vão além da estética, como, por exemplo, dor, inflamação, infecção e cáries, uma vez que ele é bastante difícil de higienizar”, explica.
Vale destacar que o processo pré-operatório envolve uma série de exames e o paciente deve estar com a saúde bucal em dia. “O ideal é remover o dente assim que nascer para evitar que haja qualquer alteração na arcada dentária. Mas, nem sempre é possível identificar a presença do siso a olho nu, em alguns casos somente uma radiografia pode confirmar”, complementa a especialista.
Como tratar o apinhamento dental
Para corrigir o apinhamento dentário, de acordo com a especialista, a extração dos sisos deve preceder o tratamento ortodôntico. “O apinhamento dental é corrigido com o uso do aparelho ortodôntico. O tempo estimado de tratamento depende de diversos fatores, como o formato dos dentes e o grau de desalinhamento. Ou seja, não é possível estimar um período preciso”, finaliza. Para garantir um tratamento mais rápido, uma boa alternativa é recorrer ao alinhador invisível como substituto do aparelho convencional. Basta conversar com o seu dentista de confiança para fazer o planejamento correto.