Entenda o que pode ser e como tratar dente escurecido
Dente escurecido: entenda o que pode ser e como tratar. Descubra as causas e tratamentos para manter seu sorriso sempre saudável. Leia mais!
Compartilhar em suas redes
Para quem preza pela saúde bucal todo cuidado é pouco. Você é daqueles que repara nos mínimos detalhes? Imagine, então, se você notar um de seus dentes escurecidos, se destacando dos demais. Não dá, né? Pior ainda é perceber que o problema não se resolve com uma escovação. Muitos fatores, principalmente doenças bucais, como cárie ou um trauma estão envolvidos nessa mudança de coloração. Para esclarecer todos os problemas que abrangem esse escurecimento, o Sorrisologia convidou o especialista em dentística, Marcelo Gianinni.
Dente escurecido: o que pode ser?
Quando você usa muito uma blusa branca, por exemplo, com o tempo ela acaba ficando amarelada, meio encardida. Seu sorriso também passa pela mesma situação. Existem muitos fatores que fazem um dente escurecer. Marcelo explica alguns deles. "Uma pigmentação intrínseca (interna) ou extrínseca (externa), cárie, incorporação de produtos de corrosão ou oxidação de restaurações metálicas e traumas". O dente também pode ter a cor alterada durante sua formação, não sendo uma mudança adquirida ao longo da vida do indivíduo.
Para cada caso, existe um tratamento
Quando esse escurecimento for uma cárie, o especialista recomenda procurar atendimento odontológico. "Muitas vezes a remoção do tecido cariado e o procedimento restaurador podem resolver o problema". Já em casos de trauma e perda da vitalidade do dente, o tratamento endodôntico será indicado e, posteriormente, um clareamento ou restauração estética do dente. O escurecimento externo pode indicar tártaro ou outros pigmentos na superfície do dente. Neste cenário, o dentista deverá realizar procedimentos de profilaxia para uma limpeza.
Não deixe seu sorriso se apagar
É preciso ter cuidado para manter seus dentes bonitos a vida toda. Praticar a higiene bucal correta e adotar uma alimentação saudável são pontos essenciais para um sorriso branco. Mas também é preciso unir esses hábitos com consultas periódicas ao dentista. Marcelo ressalta que essas visitas são sempre importantes. "O dentista fará o diagnóstico dessas alterações de cores e indicará o tratamento necessário".