Dente anquilosado: você sabe o que é? Odontopediatra explica melhor essa condição e como tratar

Entenda o que é o dente aniquilosado e saiba como tratar esse problema
Entenda o que é o dente aniquilosado e saiba como tratar esse problema

Quando se é criança, cuidar da saúde bucal ainda é algo um tanto desconhecido. No início, tudo o que aprendemos sobre o assunto é herança dos familiares mais próximos, como nossos pais. Depois de consultar um odontopediatra, começamos a descobrir mais lições sobre como escovar os dentes corretamente e algumas doenças bucais, como as cáries. Por outro lado, além dessas indesejáveis lesões, um problema bastante comum para os pequenos é o dente anquilosado. Você já ouviu falar? Entrevistamos a dentista Aline Peroni que explicou tudo sobre o assunto.

O que é um dente anquilosado?

Dente anquilosado é quando o dente está “grudado” ao nosso osso alveolar. “Isso significa que ele está sem o ligamento periodontal - que une esses dois tecidos”, especificou a odontopediatra. Esse problema acontece bastante com os dentes de leite, que acabam impedindo a troca para o nascimento dos permanentes.

Como esse problema pode afetar a saúde bucal infantil?

Nos dentes de leite, a anquilose pode impedir a troca natural do dente (que ele caia da boca no período certo), causando atraso na erupção do dente sucessor permanente (que vem para ficar no lugar do decíduo). Podemos incluir como outras consequências: problemas no posicionamento dentário, má oclusão e impossibilidade de movimentação ortodôntica (com aparelhos).

Como diagnosticar um dente anquilosado?

Para saber se o seu filho possui um dente anquilosado, é importante levá-lo à um especialista no assunto. “O odontopediatra consegue perceber essa condição através de consultas de avaliação e prevenção, pois normalmente o dente encontra-se abaixo do nível oclusal dos outros dentes”, esclareceu aline. Por outro lado, para um diagnóstico mais específico, é necessário solicitar exames complementares (radiografias por exemplo).

Tratamento para dente anquilosado: qual é o mais recomendado?

De acordo com a especialista, o tratamento pode variar desde acompanhamentos clínicos e radiográficos pelo dentista, até a extração do dente acometido pela anquilose: “Isso está relacionado de acordo com o grau de anquilose apresentado, presença ou não do sucessor permanente, posicionamento do dente, e do nível que está a formação da sua raiz”, revelou. Aline ainda conta que existem algumas maneiras de aumentar o nível do dente através do acréscimo de resina composta, para que, assim, o elemento se encontre em posição, função e estética harmoniosa.

Esta matéria teve a contribuição do especialista:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aline Pedroni Pereira
CRO 103155
Aperfeiçoamento em Ortodontia Corretiva e Dentística restauradora (Odontologia Estética); Especialização em Ortopedia Funcional dos Maxilares - área que previne e trata os problemas de mordida e crescimento facial com o uso de aparelhos removíveis; Mestrado em Odontologia na área de Odontopediatria pela Unicamp.


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal infantil