21.07.2021

Meu curativo no dente caiu. E agora?

A perda do curativo no dente pode provocar danos à saúde bucal do paciente.
A perda do curativo no dente pode provocar danos à saúde bucal do paciente.

O curativo no dente é uma técnica comum para proteger um elemento dentário que passa por algum procedimento feito em duas etapas. Por se tratar de uma medida paliativa, o curativo no dente antes da restauração ou canal requer algumas medidas específicas para garantir a sua durabilidade. Mas, se mesmo com os cuidados você lidar com a perda do curativo no dente, é importante saber como agir durante a situação. Pensando em te ajudar, o time de Sorrisologia conversou com a ortodontista Caroline Malavasi que revelou o que fazer quando o curativo para dente cai. Veja só!

Curativo no dente: o que é?

Antes de mais nada, é preciso entender que o curativo no dente apresenta um aspecto parecido com um de uma “massinha”. Nesse sentido, a técnica funciona como um selante na superfície dentária. “Normalmente, o curativo no dente é utilizado de forma temporária, enquanto o tratamento definitivo ainda não foi finalizado”, explica a especialista.

Na maioria das vezes, é feito o curativo no dente antes da restauração ou do tratamento de canal, que são procedimentos que podem exigir mais de uma consulta. No entanto, vale ressaltar que o curativo no dente também pode servir como uma medida terapêutica para aliviar dor de dente e outros desconfortos.

A perda do curativo no dente pode resultar em incômodos ao paciente

Diferente de outros problemas bucais, a perda do curativo para dente não passa despercebida. Isso porque a queda do selante tende a provocar incômodos aos pacientes. “Geralmente, o paciente sente o dente “destampado”, com alguma cavidade aberta, o que pode virar um nicho para acúmulo de bactérias, resíduos e restos alimentares”, alerta a dentista. Além disso, é comum que outros sintomas possam surgir durante a perda do curativo no dente, como dor de dente e gengiva inchada.

“Meu curativo no dente caiu. O que devo fazer?”

Como falamos anteriormente, o curativo no dente é feito de materiais temporários e utilizados de forma provisória. Sendo assim, eles têm como objetivo deixar o dente protegido do meio bucal, sem cavidades expostas. “Por isso, uma vez que o elemento dentário em tratamento esteja sem o curativo no dente, isso pode causar infecções e até mesmo a piora do quadro inicial”, ressalta a Dra. Caroline.

Justamente por isso, o primeiro passo ao notar a perda do curativo para dente é buscar o seu dentista de confiança. Afinal, o curativo no dente sinaliza que o tratamento definitivo ainda está em andamento e, por isso, a superfície dentária não pode ficar exposta. Além disso, é importante que o paciente não realize nenhuma tentativa de "tapar" a região afetada com qualquer outro material, já que a tentativa pode prejudicar a sua saúde bucal.

5 cuidados necessários com o curativo no dente

  • Evite mastigar com o lado em que curativo no dente se encontra. O material utilizado no procedimento não possui uma capacidade adesiva e não suporta esforços. Sendo assim, a pressão excessiva na região pode favorecer a queda do curativo no dente;
  • Diminua o consumo de alimentos duros e pegajosos que possam danificar o curativo para dente;
  • Invista em uma rotina de higiene bucal adequada, incluindo o uso do fio dental;
  • Não tente puxar ou remover o curativo no dente;
  • Mantenha as consultas de rotina com o dentista. Dessa forma, é possível avaliar o estado do curativo para dente e evitar que o selante caia antes do fim do tratamento.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Malavasi - Especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense com consultório na Barra da Tijuca (RJ)
Rio de Janeiro - RJ


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal