Evite herpes e outras infecções orais no carnaval
Grupo alegre em festa de carnaval ao ar livre, com fantasias coloridas e máscaras
Grupo alegre em festa de carnaval ao ar livre, com fantasias coloridas e máscaras

Publicador de Conteúdos e Mídias

Cuidados com a boca no carnaval: além da herpes na boca, conheça outras doenças bucais

Descubra como proteger sua saúde bucal no carnaval, prevenindo herpes e outras doenças orais com nossas dicas eficazes.

08/02/2024

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Para muitas pessoas, o carnaval é um dos momentos mais esperados do ano. Para uns, dias de descanso, para outros desfiles, festas, blocos e uma diversão que muitos de nós aguardamos ansiosamente. Mas, em meio a tanta curtição, é super importante não deixar de lado a nossa saúde bucal. Durante este período, os encontros e as comemorações aumentam, e com eles, a chance de compartilharmos mais do que bons momentos, como a herpes labial e outras doenças bucais. 

Então, enquanto nos preparamos para cair na folia, é fundamental não nos esquecermos dos cuidados bucais. A prevenção é a chave para garantir que a única lembrança carnaval seja só de felicidade. Hoje, em Sorrisologia, falaremos mais sobre a herpes labial e como você pode se proteger dela e de outras doenças bucais durante os dias de festa.

Vem com a gente descobrir mais! 


Herpes labial: o que você precisa saber

Causada pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1), a herpes labial aparece como bolhas dolorosas nos lábios e ao redor da boca. Ela não só incomoda, como também pode ser passada facilmente pelo contato direto, tipo beijos, ou até pelo uso compartilhado de coisas como copos, talheres e maquiagem. Além de ser um problema de saúde, a herpes labial, uma vez no corpo, fica para sempre e pode aparecer em momentos de baixa imunidade ou estresse. E no carnaval, com os blocos, desfiles, a alimentação fora do normal e talvez um drink a mais, o corpo pode dar brecha para essas bolinhas chatas.

Observe: a herpes não é a única preocupação bucal no carnaval. Aftas, gengivite e candidíase oral também podem dar as caras nessa época.

Como a herpes labial é transmitida?

Ela é transmitida principalmente pelo contato com as bolhas de alguém infectado, mas também pode ser passada pela saliva ou por objetos contaminados, como roupas ou maquiagem. Então, no carnaval, dividir bebidas pode ser o caminho para a herpes labial.


Quais os sintomas da herpes labial?

Fique de olho em:

  • formigamento, coceira ou ardor nos lábios antes das bolhas aparecerem;
  • bolhas cheias de líquido que depois estouram, deixando feridas que cicatrizam com o tempo;
  • em alguns casos, febre e inchaço dos gânglios podem aparecer

Como evitar a herpes labial no Carnaval?


Para curtir sem stress, lembre-se:

  • não compartilhe itens pessoais;
  • mantenha a boca sempre limpinha;
  • use protetor labial com FPS;
  • fique atento aos sintomas.


Outras doenças bucais que podem aparecer também durante o Carnaval

O Carnaval também pode ser a época perfeita para outras doenças bucais darem as caras, por causa das multidões, do compartilhamento de objetos e às vezes da falta de cuidado com a higiene.

Aftas: são pequenas úlceras dolorosas que podem aparecer por vários motivos, como estresse, machucados na boca, alimentos ácidos e falta de nutrientes. No Carnaval, a mudança na alimentação e o estresse podem favorecer as aftas.

Gengivite: inflamação das gengivas vem da placa bacteriana que se forma nos dentes quando a limpeza não é ideal. Fique de olho em gengivas vermelhas e inchadas e sangramento ao escovar ou usar fio dental.

Candidíase oral: ou "sapinho", é uma infecção por fungos que pode surgir quando a imunidade cai ou depois de usar antibióticos. Se aparecerem manchas brancas cremosas na boca ou na língua, pode ser candidíase.

Quando procurar um dentista?

Se perceber algum desses sintomas ou qualquer outro desconforto bucal que não melhore em uma semana, marque uma consulta com seu dentista. Muitas doenças bucais têm solução fácil se tratadas cedo.

Por fim, não se esqueça desses pequenos cuidados e curta os dias de festa! Aproveite cada momento e rasgue a fantasia! 
 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias