17.09.2021

Quais cuidados devo tomar antes de fazer clareamento nos dentes?

Você sabe todos os cuidados necessários antes de fazer o clareamento nos dentes? Veja algumas dicas para garantir um bom resultado!
Você sabe todos os cuidados necessários antes de fazer o clareamento nos dentes? Veja algumas dicas para garantir um bom resultado!

O clareamento nos dentes é um assunto que ainda gera muitas dúvidas entre os pacientes. Embora seja um procedimento bastante comum nos consultórios, é comum que muitos ainda não saibam os cuidados necessários para realizá-lo. Afinal, é preciso se preparar para o clareamento dentário? Qualquer pessoa pode fazer clareamento nos dentes? Para esclarecer essas e outras dúvidas, conversamos com a dentista Thamires Oggioni, do Rio de Janeiro, que contou as etapas necessárias no pré-clareamento dental. Dá uma olhada!

O clareamento nos dentes é a principal alternativa para uniformizar a cor do sorriso

Não precisa ser expert no assunto para saber que o clareamento nos dentes é o procedimento mais recomendado para quem lida com sorriso amarelado ou manchado. Mas você sabe como o efeito white é garantido com esse processo? De acordo com a especialista, o clareamento dental é basicamente uma reação química.

“O tratamento é feito através de um reação química tendo seu principal componente o peróxido de hidrogênio, podendo ser apresentado em diversas concentrações nas técnicas de clareamento dental”, explica. No entanto, vale ressaltar que todas as técnicas necessitam da aplicação direta no dente, o que exige a recomendação de um dentista sobre quantidade e tempo de utilização.

Clareamento nos dentes: qualquer paciente pode fazer?

Segundo a especialista, não existem grandes barreiras que possam impedir o paciente de realizar o clareamento nos dentes. Na verdade, o único requisito necessário é ter, no mínimo, 16 anos. Tendo isso em mente, tudo que você precisa é do desejo em realizar o procedimento e de um profissional qualificado. “Quando o indivíduo não está satisfeito com o tom amarelado do sorriso ou deseja igualar o tom de alguns dentes, o procedimento pode ser realizado”, afirma Thamires. Além disso, quadros de manchas nos dentes causados por fluorose dentária ou hipoplasia também podem ser beneficiados pelo clareamento dental.

Os cuidados necessários para realizar o clareamento nos dentes  

Ainda que o clareamento nos dentes não exija grandes esforços, é preciso lembrar que alguns cuidados devem ser tomados antes da realização do procedimento. A rotina de higiene bucal, por exemplo, é um dos fatores que merece atenção redobrada para evitar o surgimento de cárie, gengivite, doença periodontal instalada ou lesões não cariosas, que podem impedir a realização do clareamento dental. “O ideal é escovar os dentes após as refeições e usar o fio dental, pelo menos, uma vez ao dia”, recomenda a dentista.

Além disso, é importante manter visitas periódicas ao dentista para realizar a profilaxia dentária - que nada mais é do que a limpeza feita em consultório. Dessa forma, é possível garantir que a sua saúde bucal esteja em dia e, consequentemente, um bom resultado do clareamento nos dentes. “É preciso que a saúde bucal esteja em equilíbrio para o gel penetrar de forma eficiente no dente, promovendo o clareamento”, finaliza.
 

Este artigo tem a contribuição do especialista: 
Thamires Oggioni -  Dentista formada na Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Atua como clínica geral realizando procedimentos de prevenção, reabilitação oral, extrações e clareamento dental.
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 50747


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal