Coronavírus pode ser transmitido pela saliva. Saiba mais!
Apertos de mãos, abraços ou qualquer outro tipo de cumprimento. Todos eles devem ser evitados em tempos de coronavírus. Essa doença, diferente de outros tipos de vírus, é muito mais contagiosa e se alastra rapidamente, colocando em risco pessoas com baixa imunidade, como ido
Compartilhar em suas redes
Aperto de mãos, abraços ou qualquer outro tipo de cumprimento - todos eles devem ser evitados em tempos de coronavírus. Essa doença, diferente de outros tipos de vírus, é muito mais contagiosa e se alastra rapidamente, colocando em risco pessoas com baixa imunidade como idosos e pacientes com problemas respiratórios. Mas além do contato físico, a saliva também pode ser um elemento para a transmissão e contágio do COVID-19? O Sorrisologia com ajuda da dentista Ana Araújo explica como se proteger do problema e os principais sintomas do corona.
O corona vírus pode ser transmitido pela saliva?
Na verdade, todo vírus, inclusive o COVID-19, pode ser pego e transmitido através da saliva. Embora esse fluido proporcione vários benefícios para a saúde bucal, como facilitar o processo digestivo, umedecer e proteger a mucosa oral e prevenir os dentes de doenças, não podemos esquecer que a saliva também abriga milhões de bactérias. Toda essa situação, torna a boca um ambiente favorável para outros microrganismos, como o novo vírus corona.
A Drª Ana Araújo ressalta um hábito muito comum e arriscado atualmente: "Sem perceber, levamos a mãos à boca, nariz e olhos, que são vias de entrada para o corpo, causando a contaminação do vírus".
Como prevenir o coronavírus?
Qualquer pessoa é um alvo fácil para o coronavírus. Por isso, a melhor forma de prevenir o problema é praticando alguns hábitos de higiene todos os dias. São eles:
- Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, antes e depois de qualquer contato físico;
- Usar álcool gel em lugares que você não pode lavar as mãos;
- Praticar uma boa higiene bucal;
- Evitar aglomerações;
- Respeitar a quarentena - não saia de casa à toa!
Sintomas do coronavírus:
Os principais sintomas conhecidos até o momento são:
- Febre alta;
- Tosse constante;
- Dificuldade para respirar.
Caso apresente esses sintomas, procure uma unidade hospitalar o quanto antes!
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Ana Araújo - Especialista em prótese dental/ dentística restauradora/ odontologia do trabalho
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 19.220