Coroas de zircônia: conheça essa nova opção da odontopediatria estética

Saiba como coroas de zircônia podem contribuir para a saúde bucal e o sorriso do seu filho
Saiba como coroas de zircônia podem contribuir para a saúde bucal e o sorriso do seu filho

Quando se trata de tecnologias que englobam a odontopediatria, as próteses são, certamente, uma das mais importantes a ser mencionadas. Com os avanços da medicina, os pacientes podem recorrer a diferentes opções de “novos dentes”. Entre elas, estão as coroas de zircônia. A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada nos consultórios para corrigir o sorriso de crianças. Por isso, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Larissa Neves que esclareceu tudo sobre o assunto. Veja só!

Afinal, o que são as coroas de zircônia?

Geralmente, quando uma criança perde um ou mais dentes, seja devido à um acidente ou até mesmo decorrente de alguma doença, como a cárie, é comum que a maioria dos especialistas recomendem o uso de coroas de zircônia. Isso porque o tratamento tem como principal função substituir a parte visível do dente ou parte do elemento perdido. Diferentemente das demais próteses fornecidas na odontopediatria, as coroas de zircônia têm uma série de características a seu favor. “Com essa nova possibilidade conseguimos devolver a criança a correta mastigação, fonação e, consequentemente, tratar também a desnutrição e devolver a autoestima do paciente”, explica a cirurgiã-dentista.

Em quais casos o tratamento é indicado?

Embora as coroas de zircônia ofereçam uma diversos benefícios, é importante ter em mente que a tecnologia é indicada apenas para alguns casos. Por isso, a especialista adianta: “Elas devem ser usadas em crianças quando existe a falta de dente significante”. Nesses casos, a quebra dos dentes ou por perda parcial dos elementos costuma estar ligada à doenças bucais, como a cárie. Comum em crianças com menos de 6 anos, a patologia possui uma evolução rápida e, quando não tratada, pode resultar em perda dentária. Por isso, antes de investir no tratamento, é importante consultar um odontopediatra de confiança para garantir o melhor resultado para o sorriso do seu pequeno.

As coroas de zircônia substituem os dentes do paciente?

Ao contrário do que muitos afirmam, as coroas de zircônia não substituem os dentes da criança. Na verdade, o tratamento possui o objetivo de devolver a estética e a função do dente danificado. “Durante o procedimento, elas são colocadas sobre o dente afetado, como se fosse uma capa, substituindo apenas a parte visível dos dentes. Sendo assim, as coroas de zircônia não substituem o dente inteiro e, sim, apenas apenas a parte da coroa do elemento”, afirma a profissional.

Saiba os cuidados necessários após a colocação das coroas de zircônia

Assim como qualquer outro procedimento odontológico, as coroas de zircônia também exigem cuidados específicos. Acontece que, como não são dentes com a mesma resistência que os naturais, elas estão mais suscetíveis a quebras. Por isso, é importante que o paciente evite alimentos muito duros, como balas açucaradas. Além disso, é fundamental redobrar a atenção com a higiene bucal da criança. “Os pais devem sempre se atentar ao uso do fio dental e, principalmente, a higiene da região entre a coroa e a gengiva, já que é ali que existe o maior acúmulo de comida e, consequentemente, a formação de placa bacteriana”, finaliza.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Larissa Neves Gonçalves - Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Santa Cecília em Santos e especialista em atendimento infantil
São Paulo - SP
CRO-SP: 136327 


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal infantil