11.11.2020

Consulta online com dentista: como funciona?

Em tempos de pandemia as consultas online se popularizaram entre dentistas e pacientes. Veja como funciona esse atendimento à distância
Em tempos de pandemia as consultas online se popularizaram entre dentistas e pacientes. Veja como funciona esse atendimento à distância

O atendimento à distância vem crescendo bastante com a pandemia do novo Coronavírus. Para evitar o adiamento de diagnósticos, vários dentistas também aderiram ao modelo de consulta online e, por ser uma novidade para muita gente, é importante explicar como funciona esse formato tecnológico de serviço. Para esclarecer como o atendimento costuma ser feito, o Sorrisologia entrevistou a especialista Rhianna Barreto.

Consulta online com dentista: prós e contras do atendimento à distância 

Assim como qualquer novidade, a tecnologia possui os seus prós e contras. Mas Rhianna explica que, tanto o profissional quanto o paciente podem tirar muitas vantagens dessa experiência por vídeo-chamada. "A consulta online é um método que permite ao cirurgião-dentista esclarecer algumas questões do paciente, mas sem realizar o exame clínico, que é presencial. O lado positivo é que a pessoa pode sanar suas dúvidas, ser medicada até comparecer a consulta presencial e exames também podem ser solicitados. A desvantagem é que, sem o exame clínico, podem ocorrer erros de diagnóstico", revelou.

O dentista consegue diagnosticar uma doença bucal durante a consulta online?

A odontologista conta que é possível descobrir doenças bucais através da consulta online: "Alguns casos como dores e infecções é possível fazer um diagnóstico inicial, pelo menos até o paciente comparecer ao consultório. Exames também podem ser solicitados e analisados durante a consulta online, mas, na maioria dos casos, é necessário o atendimento presencial para que o exame clínico seja realizado".

Como funciona a consulta online com o dentista? Dicas para o paciente durante o atendimento

A participação do paciente no atendimento por vídeo-chamada é primordial para que o diagnóstico do problema seja o mais eficaz possível. Para que isso aconteça, Rhianna revela algumas dicas importantes para se ter durante a consulta: "O paciente deve contar toda história clínica desde o início do incômodo, ou seja, realizar uma anamnese completa. Também é importante apresentar exames recentes e anteriores para serem analisados, além da lista de medicamentos em uso", recomendou. Outro ponto que faz toda diferença é ter uma boa imagem de vídeo pegando a face completa da pessoa que será atendida.

Papel do dentista nas consultas online: o que profissional costuma perguntar?

Em primeiro lugar, o profissional costuma realizar toda anamnese com a história clínica de saúde geral do paciente. Depois pergunta-se quais os sintomas ele vem sentindo, que devem ser relatados detalhadamente. "Quanto tempo está acontecendo o problema e se já ocorreu anteriormente. Se houve algum episódio que causou o incômodo. Como costuma ser a higiene bucal e a frequência do ritual. Se possui sangramento gengival e se ocorre com frequência", esses e outros questionamentos costumam ser feitos pelo profissional para um diagnóstico mais preciso.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal