21.02.2022

Tártaro no dente: consigo removê-lo em casa?

O tártaro deve ser removido por um(a) especialista no consultório odontológico
O tártaro deve ser removido por um(a) especialista no consultório odontológico

O tártaro ou cálculo dentário é um dos grandes vilões da saúde bucal. Ele acontece quando há um acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes, que se calcifica e forma uma “camada” endurecida de cor amarelada ou esbranquiçada na região. Por ser um problema relativamente comum, muitas pessoas acreditam que tem como remover tártaro em casa. Mas, infelizmente, a resposta é não! O uso do fio dental e a escovação não são o suficiente para tratar o problema, assim como as soluções caseiras, que também não são recomendadas por especialistas. Para eliminar o cálculo dentário, deve-se passar por um procedimento realizado no consultório odontológico. 
 
Para entender melhor, continue lendo! Em entrevista ao Sorrisologia, o cirurgião-dentista Claudio Mendes Pannuti explica melhor como remover tártaro nos dentes. 

Tártaro nos dentes: o que é?

Entender o que é tártaro é o primeiro passo para fugir do problema bucal. Segundo o Dr. Claudio Mendes Pannuti, “o cálculo dentário (comumente chamado de tártaro) é, na verdade, o resultado da calcificação da placa bacteriana”, que, por sua vez, é caracterizada pelo acúmulo de bactérias sobre a superfície dos dentes. “Quando esse acúmulo de bactérias se mineraliza, passa a ser denominado cálculo ou tártaro”, explica o especialista. 

É possível remover tártaro em casa?

Há quem diga saber como remover tártaro dos dentes em 3 minutos. Isso até é plausível, mas somente se o procedimento for feito por um dentista. Não há como remover o tártaro do dente em casa. É possível, sim, prevenir o surgimento do tártaro por meio de uma higiene bucal adequada. No entanto, uma vez que o cálculo dentário estiver formado, ele só poderá ser eliminado por um(a) especialista no consultório odontológico. “A placa bacteriana pode ser removida com a escovação e o fio dental. Se isso não for feito com frequência, ela se mineraliza [dando origem ao tártaro]. O cálculo tem consistência endurecida e, por isso, não pode ser removido com escova e fio. Apenas os dentistas conseguem remover o cálculo de maneira eficaz e segura”, orienta o profissional. 
 
“Todo cálculo contém placa bacteriana em sua superfície. A placa bacteriana é a principal causa das doenças da gengiva. Por isso, é importante visitar frequentemente seu dentista, para que seja feito um exame bucal e, se necessário, a remoção do cálculo. É importante lembrar que não existem ‘soluções caseiras’ seguras para a remoção do tártaro. Essas soluções caseiras são veiculadas em mídias sociais, mas podem ser perigosas e causar danos aos tecidos bucais”, alerta.

Tártaro no dente: como resolver?

O tratamento para o tártaro nos dentes deve ser indicado por um(a) dentista após consulta individualizada. Geralmente, é feita uma raspagem com o auxílio de ferramentas específicas, como curetas e ultrassom. Este procedimento tende a ser uma alternativa eficaz tanto para a remoção do tártaro supragengival quanto para a remoção do tártaro subgengival. 
 
“O cálculo supragengival é o que se forma coronalmente à margem gengival, ou seja, ‘para fora’ da gengiva. A quantidade e a composição do cálculo supragengival é influenciada pela secreção das glândulas salivares. Por sua vez, o cálculo subgengival forma-se apicalmente à margem gengival, ou seja: ‘para dentro’ da gengiva. Ele não é visível, a não ser que ocorra retração da gengiva. O cálculo supragengival normalmente é mais esbranquiçado ou amarelado. O cálculo subgengival pode ser marrom ou preto”, explica o Dr. Claudio.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Claudio Mendes Pannuti - Cirurgião dentista. Mestre e doutor em Periodontia. Professor associado da disciplina de periodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
CRO-SP: 49866

Redação: Dóris Marinho

Atualizada em 26/07/2022.


Tags:

saúde bucal limpeza

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal