28.08.2015

Conheça os cuidados ideais com o corpo - e boca - em viagens longas

Sua saúde não tira férias. Alguns cuidados simples e importantes te ajudam a aliviar o desconforto de longas viagens
Sua saúde não tira férias. Alguns cuidados simples e importantes te ajudam a aliviar o desconforto de longas viagens

Quem não gosta de viajar? Relaxar, sol, mar, passeios…mas existem algumas situações que podem trazer consequências dolorosas para seu corpo e tirar todo o encanto do que era para ser dias incríveis de diversão. Voos muito longos, trocas de aviões ou conexões podem ser bem cansativos e desestabilizar nosso organismo com a mudança de rotina e atmosfera. Por isso, é sempre bom contar com alguns cuidados simples para aliviar o desconforto e não fazer você perder a viagem. Confira aqui algumas dicas.

Falta de ar em voos

Dentro do avião o ar é sempre mais seco do que em terra firme e isso pode ser a porta de entrada para infecções. Para quem já tem problemas alérgicos, o incômodo é ainda maior. Coceira na garganta ou nariz, tosse e espirros são algumas reações bem chatas e ninguém quer incomodar o vizinho de poltrona com isso. Que tal tomar um reforço de vitamina C nos dias que antecedem a viagem? Além disso, lave as mãos sempre que possível (ou leve uma garrafinha de álcool em gel) e hidrate-se com bastante água.

Como amenizar o “ouvido entupido”

Já viajou para a serra e sentiu seu ouvido entupir de repente? Em voos, acontece o mesmo e o efeito pode durar ainda mais tempo. Isso acontece porque há alteração na pressão e volume dentro do ouvido por conta da altitude. É bem desconfortável e, às vezes, pode doer, principalmente se você estiver resfriado ou com alergias. Mas, como ninguém quer perder uma viagem, mascar chiclete, simular um bocejo ou fazer movimentos de "engolir" podem ajudar a aliviar o desconforto.

“Por favor, coloque seu assento para a posição vertical”

Os cuidados com a coluna começam ao sair de casa com a bagagem. Se você é daqueles que quer levar tudo para as férias, cuidado. Malas muito pesadas nas mãos, ombros ou costas é bom evitar. E mesmo que não estejam pesadas, o jeito de carregar faz toda diferença para não causar tensões e problemas musculares. E já que o espaço das poltronas no avião não é o de nenhuma cama king size, é bom dar umas voltinhas pelo corredor de vez em quando para esticar as pernas e coluna.

Cuidados com a saúde bucal durante viagens

Viajar é sair da mesmice e relaxar, mas a rotina da saúde bucal não pode mudar. Os mesmos cuidados que você tem em casa, você deve ter fora dela ou até mais, sabia? Se você esqueceu de levar sua escova de dentes na bagagem, nada de pegar emprestada a do seu amigo. Corra na farmácia mais próxima e garanta a sua (se possível, com capinha protetora) para evitar contaminações como a cárie. Pra finalizar, a nossa última dica é: sorria muito para as fotos e divirta-se.


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal