27.09.2021

Como tirar mau hálito: 6 soluções para o problema bucal

Veja dicas infalíveis de como eliminar o mau hálito e garantir a sua saúde bucal
Veja dicas infalíveis de como eliminar o mau hálito e garantir a sua saúde bucal

Saber como tirar mau hálito é uma das dúvidas mais frequentes entre os pacientes. Mas, o que poucos sabem é que, a receita para eliminar o quadro é descobrir as principais causas do mau hálito. Isso porque a condição pode estar relacionada a diversos fatores, como má higiene bucal, cárie, gengivite e outros, o que influencia diretamente no tratamento. Pensando nisso, conversamos com a dentista e especialista em halitose Ana Elisa da Silva, do Rio Grande do Sul, que deu dicas de como acabar com mau hálito. 

Mau hálito: causas podem estar relacionadas à má higiene bucal e outros fatores

Você tem notado um cheiro desagradável vindo da boca nos últimos dias? Então é importante ligar o sinal de alerta, isso pode ser mau hálito. “O odor pode ser leve, moderado ou severo. Além disso, também pode ser contínuo, momentâneo ou intermitente  - o que significa que vai e volta”, explica a dentista.

Embora existam mais de 80 causas do mau hálito, o quadro está frequentemente associado à produção de compostos sulfurados voláteis por bactérias anaeróbicas. “Essas bactérias estão presentes em casos de gengivite, periodontite, saburra lingual e alteração do fluxo salivar”, revela. No entanto, vale ressaltar que a halitose também pode ser resultado de outras condições, como diabetes, falha hepática ou doença dos rins.

Como tirar o mau hálito: veja as principais formas de combater a halitose

Descobrir como tirar o mau hálito é uma tarefa mais fácil do que se imagina. Por se tratar de uma doença que costuma ser causada por condições resultantes da má higiene bucal, a mudança nos hábitos de limpeza dos dentes podem ser suficientes para amenizar o incômodo. Veja, a seguir, o que fazer para tirar mau hálito de acordo com a dentista:

  • 1# Mantenha uma alimentação equilibrada

    Não é novidade para ninguém que a alimentação pode influenciar na nossa saúde bucal. Mas você sabia que uma dieta balanceada também pode ajudar a combater o mau hálito? De acordo com a dentista, a presença de alimentos fibrosos nas refeições, como frutas e verduras, são uma das soluções para eliminar o mau hálito. “Através desse consumo realizamos um estímulo muscular sobre as glândulas salivares, que ao serem estimuladas, secretam saliva na cavidade bucal”, explica. Nesse sentido, a saliva funciona como um detergente na boca, limpando, protegendo e hidratando as mucosas e os dentes.

  • 2# Evite jejum prolongado 

    Você pode até não acreditar, mas o jejum prolongado por mais de três horas também é uma das causas do mau hálito. Isso porque esse período sem mastigação afeta a produção de saliva que, por sua vez, estimula o mau cheiro. “Esta é a grande confusão de que o mau hálito vem do estômago. Na verdade, o que ocorre é uma movimentação na cavidade bucal e produção salivar, melhorando o odor”, afirma a profissional.

    3# Escove a língua durante a rotina de higiene bucal

  • Outra dica infalível de como tirar o mau hálito é a escovação da língua. Muitas das vezes esquecida pelos pacientes, ela pode favorecer o acúmulo de bactérias quando não higienizada corretamente. Na prática, isso resulta na formação da saburra lingual, que é uma das causas do mau hálito.

    Por esse motivo, é importante escovar a região com auxílio de raspador de língua. Mas, lembre-se: o hábito ajuda, mas não deve ser pensado como a resolução do problema. “É preciso investigar o que causa mau hálito e essa formação excessiva de saburra lingual”, aconselha a especialista. 

  • 4# Consuma água ao longo do dia

    Quando o assunto é como eliminar o mau hálito, você já deve ter percebido que a saliva é um fator importante, certo? O que poucos sabem é que a salivação está diretamente relacionada com o consumo de água. “A água é a matéria-prima para produção salivar e compõe cerca de 90% da saliva”, alerta a dentista. Por isso, é preciso beber, pelo menos, dois litros de água por dia. Sendo o consumo diário ideal para combater o mau hálito deve ser calculado através da fórmula: 35ml por kg.

  • 5# Invista nos produtos de higiene bucal adequados para uma boa limpeza dos dentes

    Uma rotina de higiene bucal é o primeiro passo para eliminar o mau hálito. Mas, para garantir uma boa limpeza, é preciso lançar mão das ferramentas corretas. “O processo deve ser feito sempre com escova macia e com as cerdas íntegras, limpando dente por dente”, aconselha Ana. Além disso, é indispensável o uso do fio dental, pelo menos, uma vez ao dia para evitar o acúmulo de placa bacteriana - que é uma das causas do mau hálito. 

  • 6# Visite o dentista regularmente para check-ups

    A prevenção é sempre o melhor remédio para combater o mau hálito. Justamente por isso, é importante incluir as consultas odontológicas na sua agenda de compromissos. Através delas, é possível avaliar a sua saúde bucal e identificar possíveis cáries e problemas na gengiva, evitando o mau hálito e tratando a halitose. Além disso, esses check-ups também servem para realizar a limpeza dos dentes, removendo o tártaro que está entre as principais causas do mau hálito. 

     

Esse artigo contou com a participação de:
Ana Elisa da Silva - Mestre em Clínica Odontológica, especialista em periodontia e capacitada para o atendimento da Halitose (Mau Hálito). Habilitada em Laserterapia e profissional indicada pela ABHA (Associação Brasileira de Halitose).
CRO-RS: 13490


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal