Como saber se preciso tirar o dente siso?
A extração dos sisos é indicada quando há a presença de dor e desalinhamento dos dentes vizinhos
Como saber se preciso tirar o dente siso?
A extração dos sisos é indicada quando há a presença de dor e desalinhamento dos dentes vizinhos

Publicador de Conteúdos e Mídias

Como saber se preciso tirar o dente siso?

Geralmente, os dentistas indicam a extração do siso devido ao pouco espaço na boca e dificuldade de alcançá-los durante a escovação. Mas será que é possível mantê-los?

27/01/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A extração do siso é um assunto que gera muitas dúvidas. Geralmente, os dentistas indicam a sua retirada devido ao pouco espaço na boca e dificuldade de alcançá-los durante a escovação. Mesmo assim, algumas pessoas preferem manter o dente, pois não sentem nenhum incômodo. Por outro lado, há casos em que não é possível escolher: tirar o dente siso é necessário para evitar possíveis problemas bucais. Quando isso acontece, o paciente tende a sofrer com dores e inflamações recorrentes, além de outras condições como dificuldades na mordida e desalinhamento da dentição.

Para não deixar dúvidas, conversamos com a dentista Julliane Gonzales para saber quando é preciso extrair o dente siso da boca.

Quais motivos que levam à extração do dente siso?

Os terceiros molares são quatro dentes que surgem por volta dos 18 anos de idade. Popularmente conhecidos como sisos, eles costumam causar um considerável incômodo enquanto estão para nascer, pois precisam romper o tecido gengival e encontrar espaço suficiente na arcada. No entanto, quando o desconforto permanece mesmo com os dentes já para fora, é um sinal de que a extração deve ser feita. “Na literatura diz que todo siso tem que ser extraído, a menos que a sua extração seja contraindicada. O que isso significa? Que a menos que sua extração vá trazer mais prejuízo do que manter em boca, é indicado tirar”, afirma Dra. Julliane. 

O principal motivo pelo qual os dentistas recomendam a retirada dos sisos é o seu posicionamento na arcada dentária. Por serem os últimos dentes, eles são difíceis de alcançar durante a escovação. Eles tendem a sofrer mais com cáries e outros processos inflamatórios. O nascimento dos sisos ainda pode comprometer o alinhamento dos outros dentes porque eles acabam empurrando os outros em busca de mais espaço. Assim, mesmo quem não sofre com dores e outros desconfortos pode precisar fazer a extração. Tudo depende de como o siso está posicionado e da sua influência nos dentes vizinhos.

Dente siso inflamado: é possível tratar sem precisar fazer a extração?

A retirada do siso gera muitas dúvidas e preocupação nos pacientes. Algumas pessoas evitam ao máximo fazer a cirurgia, mesmo lidando com dores e desalinhamento dos outros dentes. O problema é que permanecer com um dente com indicação de extração aumenta os riscos de inflamações e outras infecções locais. Como efeito, há um comprometimento maior da saúde bucal. Por isso, a importância de consultar um dentista a qualquer sinal do nascimento dos sisos.  “Ao passar por uma consulta com o cirurgião dentista, ele dará as orientações de acordo com o seu caso. Se o dente estiver inflamado, ele poderá passar medicação para tratar a inflamação antes da cirurgia”, orienta a dentista. 

Quando o siso está bem posicionado e não há prejuízos no alinhamento dos outros dentes, o paciente até pode evitar a extração. No entanto, é preciso reforçar os cuidados com a higiene bucal. Uma dica é apostar em escova com a cabeça pequena para alcançar o final da boca. O fio dental também é indispensável para prevenir a placa bacteriana e o tártaro. “O uso de enxaguante bucal (sem álcool) auxilia, uma vez que pode ser de difícil acesso limpar o dente se ele estiver incluso ou semi incluso”, finaliza Dra. Julliane. 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias