Como recuperar o esmalte do dente?
Após casos de erosão dentária, tem como recuperar o esmalte do dente através de restaurações dentárias e cuidados com a alimentação e higiene.
Compartilhar em suas redes
Após casos de erosão dentária, que podem ocorrer por maus hábitos de escovação ou de alimentação, o esmalte do dente fica desgastado e requer algum tipo de tratamento. Nesse caso, é fundamental contar com a ajuda de um profissional especializado e também utilizar produtos de higiene bucal específicos. Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Cecilia Maria Costa, que falou mais sobre como recuperar o esmalte do dente tanto no consultório odontológico quanto em casa, seguindo alguns cuidados simples. Confira!
Como recuperar o esmalte do dente corretamente?
De acordo com a dentista, para recuperar o esmalte dentário de forma apropriada é necessário buscar um tratamento especializado com um profissional de confiança. “Uma vez que o esmalte foi perdido não é possível que ele cresça novamente. O que pode ser feito é restaurar a região com resina composta, por exemplo, para melhorar a estética”, explica.
Embora não seja possível recuperar o esmalte dental completamente, de acordo com a profissional, as restaurações odontológicas já conseguem restabelecer o aspecto e a força do dente. “O tratamento com resina composta é o mais indicado para melhorar a estética no local em que o esmalte foi perdido”, afirma a dentista.
É possível ainda realizar um tratamento de remineralização dos dentes por meio de suplementos de cálcio e vitaminas, que ajudam a fortalecer a estrutura dentária e a melhorar a estética. Mas lembre-se de consultar o seu dentista de confiança antes de utilizar qualquer produto ou modificar a sua alimentação, ok?
Creme dental para recuperar o esmalte dos dentes ajuda no tratamento
Quando se trata de recuperar o esmalte dentário em casa, é possível recorrer a produtos de higiene bucal específicos. “Cremes dentais com o grau de flúor correto são a melhor escolha para manter o esmalte dentário saudável. O creme dental para sensibilidade também funciona muito bem para quem tem incômodo com alimentos muito gelados ou muito quentes”, destaca a especialista.
A pasta de dente Gengiva Detox da Oral-B, em especial, tem o composto ativo fluoreto de estanho - substância extremamente eficaz para o controle das bactérias e para a recuperação do esmalte dentário. Utilizar esse tipo de creme dental e recorrer a um enxaguante fluoretado recomendado pelo seu dentista são alternativas simples que fazem total diferença.
Quais cuidados tomar para evitar a erosão dentária?
Você já parou para pensar em quais cuidados de alimentação e higiene são determinantes para a saúde dos dentes? De acordo com o estudo “Erosão dentária: etiologia, diagnóstico, prevalência e medidas preventivas”, produzido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é possível adotar algumas medidas simples para evitar a erosão dentária e, consequentemente, preservar o esmalte dos dentes no longo prazo:
- Diminuir o consumo de bebidas e comidas ácidas;
- Aplicar agentes remineralizantes (produtos de higiene bucal e tratamentos odontológicos);
- Evitar escovar os dentes imediatamente após a ingestão do alimento (recomenda-se esperar 30 minutos após a refeição para realizar a higienização);
- Utilizar uma quantidade pequena de pasta de dente, seguindo as recomendações do dentista;
- Realizar um bochecho com água após a ingestão de alimentos, principalmente os mais ácidos;
- Documentar os níveis de desgaste e realizar exames de rotina para rever os métodos de higiene e hábitos alimentares.