
Como passar fio dental usando barra de contenção?
A barra de contenção evita que os dentes se movimentem após a remoção do aparelho e garante o alinhamento do sorriso a longo prazo.
Compartilhar em suas redes
A barra de contenção evita que os dentes se movimentem após a remoção do aparelho e garante o alinhamento do sorriso a longo prazo. Essa etapa é de extrema importância para a eficácia do tratamento ortodôntico e não deve ser deixada de lado. Ela pode ser móvel, quando você pode retirar a contenção para se alimentar ou fazer a higiene bucal, ou fixa, quando ela fica presa à parte traseira dos dentes. A única ressalva em relação ao dispositivo é a seguinte: por se tratar de um fio de aço colado às faces internas dos dentes, a barra de contenção ortodôntica tende a reter mais resíduos de alimentos e bactérias na boca. Ou seja, os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados!
Para te ajudar nesta tarefa, o Sorrisologia explica a seguir como passar fio dental com contenção e fugir de problemas como placa bacteriana, tártaro e gengivite. Confira.
Toda barra de contenção é reta?
Um dos modelos mais comuns da barra de contenção é o que segue uma linha reta por trás dos dentes. Ele é instalado mais ou menos no meio das unidades dentárias para mantê-las na posição correta após o tratamento ortodôntico. Mas essa não é a única opção: há também um modelo em formato de zigue-zague, conhecida como barra de contenção higiênica.
Esse modelo acompanha o dente em todo o seu comprimento e desce até a gengiva, fazendo uma curva antes de passar para o próximo dente. Como o próprio nome aponta, ela colabora para a saúde bucal do paciente deixando um espaço para o fio dental passar entre os dentes. Assim, você pode seguir usando o mesmo fio dental comum, sem precisar do passa-fio.
Apesar de facilitar a passagem do fio dental, a barra de contenção higiênica sofre com um outro problema: por usar um fio de metal maior, ela possui mais área para acumular placa bacteriana. Por isso, é importante não relaxar com a escovação na parte de trás dos dentes após cada refeição. Se não houver acúmulo de biofilme, a probabilidade de aparecer placa bacteriana ou outros problemas bucais será muito menor.
Barra de contenção: como passar fio dental corretamente?
A barra de contenção fixa dificulta a passagem “normal” do fio dental entre os dentes. Por isso, a primeira dica sobre como passar fio dental na contenção é dar preferência ao passa-fio (ou fio dental com ponta rígida). Este acessório tem pontas orientadoras que possibilitam a passagem do fio por baixo da contenção e permitem uma limpeza eficaz em todas as áreas necessárias, inclusive, na parte do esmalte que fica em contato direto com a gengiva.
Pode parecer complicado, mas usar o passa-fio é fácil! Ele é semelhante a uma agulha de costura feita de plástico e deve ser conduzido de fora para dentro, por baixo do fio da barra de contenção. Assim que o acessório estiver posicionado, basta movimentá-lo verticalmente no espaço entre os dentes que serão limpos.
Além de saber como passar o fio dental corretamente, é válido caprichar na escovação dos dentes com contenção ortodôntica. A escova interdental proporciona uma limpeza mais minuciosa e pode ser uma boa alternativa para a higiene bucal de quem usa barra de contenção. Na dúvida, converse com o seu ortodontista a respeito!
Redação: Dóris Marinho