20.07.2021

Como limpar o curativo no dente?

O curativo no dente é um procedimento bastante utilizado antes da restauração dentária.
O curativo no dente é um procedimento bastante utilizado antes da restauração dentária.

Você já ouviu falar em curativo no dente? A técnica funciona como uma medida paliativa em situações em que o procedimento odontológico não pode ser finalizado em apenas uma consulta. Em alguns casos, o tempo de uso do curativo no dente pode chegar até 40 dias. Por isso, é importante manter alguns cuidados com a higiene bucal para garantir a sua durabilidade. Pensando em te ajudar nessa tarefa, conversamos com a dentista Caroline Malavasi que revelou como limpar corretamente o curativo no dente. Confira!

A função do curativo no dente 

Antes de descobrir os cuidados necessários com o curativo no dente, é importante entender a função desse procedimento. De maneira geral, a técnica é feita através de “massinhas”, que são selantes à base de óxido de zinco e eugenol, para vedar a superfície dentária. “Normalmente, o curativo no dente é utilizado de forma temporária, enquanto o tratamento definitivo ainda não foi finalizado”, explica a especialista. No entanto, em alguns casos específicos, o curativo no dente também possui uma ação terapêutica, ajudando no alívio de dores e desconfortos na região.

Os riscos da má higiene bucal durante o uso do curativo no dente

Não precisa ser expert no assunto para entender que a má escovação pode prejudicar a saúde bucal como um todo. Por isso, ainda que o curativo no dente seja uma medida temporária, a rotina de higiene bucal deve ser mantida durante o seu uso. “Quando se trata de curativo no dente, os cuidados precisam ser ainda maiores. Isso porque, na maioria das vezes, o procedimento representa dentes que foram desgastados e abertos ou que estavam cariados e contaminados”, ressalta a dentista. Ao manter a cavidade oral limpa, é possível evitar o acúmulo de placa e resíduos de alimentos sobre o curativo no dente e, consequentemente, o surgimento de problemas bucais mais graves. 

Curativo no dente: cuidados com a higiene bucal devem ser mantidos normalmente

Se engana quem pensa que a higiene bucal deve sofrer mudanças durante o uso do curativo no dente. Na verdade, as medidas são as mesmas, já que o procedimento é fixo e não impede a escovação. “A escovação com o curativo no dente deve ser realizada normalmente, sempre após as refeições e lembrando-se, sempre, de utilizar o fio-dental”, ressalta a dentista.

Nesse sentido, a especialista alerta: não tente remover o curativo no dente, mesmo que você acredite que conseguirá uma higiene bucal melhor dessa forma. “A única pessoa que deve mexer no procedimento é o dentista”, afirma. Qualquer dano causado ao curativo no dente pode prejudicar a realização da restauração definitiva e até mesmo a sua saúde bucal. Sendo assim, o ideal é seguir as recomendações do seu dentista para cuidar do curativo no dente e esperar pelo fim do tratamento. 

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Malavasi - Especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense com consultório na Barra da Tijuca - RJ.
CRO-RJ: 38947

Rio de Janeiro - RJ


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal