Como evitar o envelhecimento precoce dos dentes? Veja dicas!
Saiba quais hábitos podem contribuir para o envelhecimento dos dentes e prolongue a saúde e a estética do seu sorriso
Saiba quais hábitos podem contribuir para o envelhecimento dos dentes e prolongue a saúde e a estética do seu sorriso

Publicador de Conteúdos e Mídias

Como evitar o envelhecimento precoce dos dentes?

Acredite: os dentes também mostram sinais de envelhecimento. Veja alguns hábitos que podem favorecer esse processo e saiba como evitá-los!

06/12/2021

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Não tem jeito: os dentes tendem a envelhecer ao longo dos anos. Com o passar do tempo, é normal que, aos poucos, o nosso organismo perca o vigor da juventude. E, é claro que, com a arcada dentária não seria diferente. No entanto, existem alguns hábitos comuns que podem favorecer o envelhecimento precoce dos dentes. Quer descobrir quais são? O Sorrisologia te conta! Confira, a seguir, algumas dicas valiosas de como manter a sua saúde bucal e garantir dentes saudáveis e jovens.

Evite o consumo excessivo de alimentos ácidos para prevenir a erosão dentária

Se você tem o costume de beber refrigerantes ou consumir frutas cítricas, como limão e laranja, é importante ligar o sinal de alerta. Isso porque, quando ingeridos com uma grande frequência, eles podem favorecer o desgaste do esmalte dos dentes. 

O resultado é o surgimento da erosão dentária e até mesmo da sensibilidade, que tendem a provocar o envelhecimento precoce dos dentes. Sendo assim, é importante consumir estes produtos com moderação e, sempre que possível, evitá-los sem o acompanhamento de outro alimento, como pão ou iogurte.

Beba água regularmente para favorecer o fluxo salivar e a saúde dos dentes

Você já deve saber que a água é fundamental para o funcionamento do nosso organismo, certo? Mas, o que muitos não suspeitam é que, o líquido também pode trazer benefícios para saúde bucal. Acontece que a nossa saliva é composta por 95% de água, e aí está a principal importância de se manter hidratado para garantir dentes saudáveis. Afinal, a saliva é uma das grandes responsáveis por manter a limpeza dental e na manutenção do pH bucal - que são fundamentais para prevenção do envelhecimento dos dentes.

Fique atento ao momento certo para escovar os dentes

Escovar os dentes após as refeições é, certamente, uma das principais recomendações para cuidar da saúde bucal. No entanto, é preciso ter em mente que existe um intervalo que deve ser respeitado para realização desse cuidado. Antes dos 30 minutos depois da refeição, o pH da boca tende a estar ácido e a chance de proliferação de bactérias pode ser maior. Por isso, o ideal é esperar entre 20 a 30 minutos para que o ácido seja neutralizado e o cálcio que se encontra dissolvido na saliva volte a se prender ao esmalte  dentário - evitando danos à saúde dos dentes.

Invista em uma alimentação equilibrada para garantir dentes fortes e saudáveis

Basta uma pesquisa rápida para descobrir que a alimentação possui um impacto direto na saúde dos dentes. O consumo excessivo de sódio, gordura e açúcar, por exemplo, costuma favorecer a deficiência de nutrientes, resultando no mau hálito, nas cáries e na gengivite. Por isso, o ideal é investir em uma dieta equilibrada com alimentos ricos em fibras, vitamina C e cálcio para garantir dentes saudáveis e fortes. 

Não se esqueça de comparecer ao dentista regularmente

O acompanhamento odontológico é outro cuidado fundamental para evitar o envelhecimento dos dentes. O hábito de ir ao dentista, pelo menos duas vezes ao ano, é a principal maneira de realizar um check-up da saúde bucal e garantir um sorriso saudável. Através dele, é possível identificar sintomas de doenças bucais de maneira precoce, realizar a limpeza dental e manter os dentes livres do acúmulo de placa bacteriana.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias