15.09.2021

Como escolher fio dental para aparelho?

Descubra os melhores tipos de fio dental para quem usa aparelho e mantenha a sua saúde bucal em dia
Descubra os melhores tipos de fio dental para quem usa aparelho e mantenha a sua saúde bucal em dia

Utilizar fio dental para aparelho é um hábito que pode fazer toda a diferença no seu tratamento ortodôntico. Além de evitar acúmulo de alimentos nos braquetes nos fios, o acessório previne diversas doenças bucais, como a gengivite, que podem atrapalhar o andamento do processo. Mas, com tantas opções no mercado, é comum que surjam dúvidas sobre qual é o melhor fio dental para quem usa aparelho. Para te ajudar a acertar na escolha, o time de Sorrisologia conversou com a ortodontista Caroline Malavasi, do Rio de Janeiro, que revelou dicas valiosas sobre o assunto. Confira!

Entenda a importância do fio dental para aparelho

Não é novidade que o fio dental é um acessório fundamental para a higiene bucal de qualquer pessoa. Mas, quando se trata de pacientes em tratamento ortodôntico, o nível de importância é ainda maior. “Sabemos que o uso de aparelhos fixos resulta em um maior acúmulo de resíduos alimentares e formação de tártaro, isso, principalmente, devido às maiores áreas retentivas e maior dificuldade de higienização”, relaciona a dentista.

Na prática, esse controle evita o surgimento de uma série de problemas bucais, como a inflamação da gengiva e as temidas cáries. Sendo assim, o fio dental para aparelho desempenha um papel importante não só na manutenção do tratamento ortodôntico, como também na saúde bucal do paciente.

A escolha do fio dental para quem usa aparelho deve levar em consideração o tipo de tratamento ortodôntico

Antes de optar por um fio dental para aparelho, é preciso ter em mente que o tipo de tratamento ortodôntico escolhido pode influenciar nessa decisão. No caso de fio dental para aparelho móvel, por exemplo, não existem grandes recomendações. Isso porque a rotina de higiene bucal é a mesma feita por pacientes que não estão em tratamento ortodôntico. “Uma vez que são removidos para alimentação e higienização, eles dispensam o uso de acessórios especializados. Portanto, podemos utilizar o fio dental convencional sempre após as refeições”, explica a especialista.

Por outro lado, o aparelho ortodôntico fixo requer o uso do passa fio. “Esse fio dental para aparelho apresenta “agulhas” formando um sistema “agulha-linha”. Isso facilita a passagem do fio por baixo e por cima dos acessórios ortodônticos, permitindo higienizar melhor as regiões às quais a escova não alcança”, revela Caroline. Por esse motivo, vale conversar com o seu ortodontista para garantir que o acessório atenda às suas necessidades.

Como usar o fio dental para aparelho?

Depois de descobrir como escolher o melhor fio dental para aparelho, você deve estar se perguntando a melhor maneira de utilizá-lo, certo? Nesse caso, a especialista adianta: o ideal é que seja passado da face da frente dos dentes para a parte interna. “É importante passar o fio dental para aparelho sempre por baixo e por cima dos fios metálicos, lembrando de “abraçar” as estruturas para remover toda a placa dental que possa estar depositada”, aconselha.

Outra dica valiosa é sobre a frequência de uso do fio dental para quem usa aparelho. De acordo com a dentista, o ideal é utilizado sempre após as refeições. “Antes do seu uso, o paciente deve escovar os dentes adequadamente e utilizar as escovinhas interproximais quando necessário”, finaliza.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Malavasi - Especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense com consultório na Barra da Tijuca (RJ)
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 
38947


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal