Mastigação típica: como é o jeito correto de mastigar? Mastigar errado pode causar algum problema?
A mastigação típica deve utilizar dentes dos dois lados da boca para manter o equilíbrio da boca
A mastigação típica deve utilizar dentes dos dois lados da boca para manter o equilíbrio da boca

Publicador de Conteúdos e Mídias

Como é uma mastigação típica?

Você sabe como é uma mastigação típica? E quais os malefícios causados por mastigar a comida incorretamente? Leia para saber mais

23/11/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mastigar a comida é algo tão corriqueiro que muitas vezes nem questionamos se estamos fazendo da maneira correta. Você sabia que existe uma maneira correta de mastigar a comida? E que a mastigação atípica pode prejudicar o desenvolvimento dos músculos do rosto, além de outros problemas para a sua saúde bucal. Para que você saiba como é uma mastigação típica, nós conversamos com alguns profissionais de saúde bucal. Confira o que eles disseram!

É preciso mastigar com os dentes dos dois lados da boca

Pode parecer estranho apontar isso, mas uma mastigação típica, ou seja, normal, deve ser feita com os dentes de ambos os lados da boca. Muitas pessoas podem utilizar apenas um dos lados por muitos motivos, mas a longo prazo, isso pode acabar causando prejuízos. A dra. Katyuscia Lurentt explica como é a movimentação ideal da mandíbula durante a mastigação:  “em uma visão frontal, a mandíbula desce para o lado que está sem o alimento atingindo 2 cm de abertura e, em seguida, cruza a linha média para o lado que contém o alimento”. No começo a mandíbula deve se movimentar apenas abrindo e fechando, e depois de certo tempo, fazendo movimentos circulares para triturar bem o alimento. Essa movimentação é importante para que a musculatura do maxilar seja trabalhada igualmente, e nenhum lado receba maior esforço.

Perda de dentes pode fazer com que a mastigação se desequilibre

Uma das coisas que podem levar alguém a utilizar um lado mais que o outro para mastigar pode ser a falta de um elemento dentário em um dos lados. O dentista Miguel Monteiro lista os outros motivos:  “Podemos citar as cáries, próteses desadaptadas, restaurações sem contato com o dente antagônico, incômodos e ou desconfortos em um dos lados de uma forma geral”. Com um dos lados debilitado por qualquer que seja o motivo, é normal a mastigação ficar desequilibrada.
 

O que a mastigação desequilibrada pode causar?

Pode parecer que o usar apenas um dos lados para mastigar seja algo inofensivo e sem grandes consequências. Mas isso pode sobrecarregar os músculos do maxilar causando dor por estafa muscular. “A mastigação unilateral pode levar à sobrecarga no dente ou em um grupo dentário, além do osso e músculo da face, ocasionando dores musculares e esqueléticas na região, e em casos mais graves, perda do elemento dentário”, responde dra. Katyuscia Lurentt. O dr. Miguel Monteiro também apontar outros problemas: “Assimetrias e alterações no desenvolvimento da face, podendo levar a problemas na fonação, respiração e reabsorção óssea do lado oposto à mastigação, consequentemente a falta de estímulo e maior acúmulo de placa bacteriana, sendo necessário maior atenção na higiene oral”. 

Como tratar uma mastigação atípica?

Não há um tratamento específico para quem mastiga apenas de um lado da boca. O ideal é tratar o que está causando o problema. Caso seja alguma dor de dente que faz o paciente mastigar apenas do outro lado, é se deve investigar a possibilidade de cárie ou sensibilidade no dente. Se o problema for a perda de um ou mais dentes de apenas um lado, é importante considerar a instalação de próteses para ocuparem aquele espaço. 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias