28.10.2020

Como é feito o tratamento ortodôntico com implante dentário?

O tratamento ortodôntico com implante dentário requer alguns cuidados específicos. Saiba mais!
O tratamento ortodôntico com implante dentário requer alguns cuidados específicos. Saiba mais!

Na busca por um sorriso perfeito e harmonioso, é comum que algumas pessoas invistam nos implantes dentários. Com eles, é possível a reabilitação estética e funcional dos dentes perdidos. No entanto, existe outro procedimento que também pode garantir dentes alinhados: o uso de aparelho ortodôntico. Mas será que é possível combinar os dois tratamentos? Para esclarecer essa dúvida, o Sorrisologia entrevistou a dentista Caroline Malavasi que traz mais explicações sobre o tratamento ortodôntico com implante dentário.

É possível usar aparelho tendo implante dentário?

Se engana quem pensa que os implantes dentários anulam o uso do aparelho ortodôntico. Na verdade, os dois tratamentos podem ser combinados, mas com algumas restrições. “É necessário esclarecer que os elementos reconstruídos por meio de implantes dentários não poderão ser movimentados através da ortodontia, somente os demais dentes”, revela Caroline. Acontece que, o implante dentário funciona como uma reconstrução da raiz do dente através de pinos de titânio nos ossos, o que possibilita a reabilitação deste espaço para a entrada da prótese. “Dessa forma, os implantes ficam imóveis em nossa arcada, já que diferente dos nossos dentes naturais, eles não possuem as fibras periodontais que permitem a movimentação durante o tratamento ortodôntico”, afirma.

Entenda como funciona o tratamento ortodôntico com implante dentário

Quando se trata de dentes com implantes, o tratamento ortodôntico exige alguns cuidados e, principalmente, planejamento. “Como os dentes implantados não se mexem, o ideal é que haja um trabalho conjugado entre reabilitação (com implante + prótese) e ortodontia”, explica a especialista. Dessa maneira, é possível iniciar o tratamento buscando alinhar, nivelar e ajustar o espaço que, posteriormente, será recuperado pelo implante e a prótese dentária. Justamente por isso, é importante que o paciente mantenha um acompanhamento regular para que seja possível alcançar os resultados desejados com o procedimento.

O tratamento ortodôntico com implante dentário requer alguns cuidados

Para que o tratamento ortodôntico ocorra da melhor forma possível, Caroline adianta: é preciso ter uma atenção extra com os acessórios ortodônticos, como braquetes e fios. “Uma vez que caiam ou estejam com sua colagem prejudicada, não farão efeito algum na movimentação dentária, podendo, inclusive, prejudicá-la. Por isso, é extremamente importante cumprir as manutenções com o ortodontista corretamente”, conta a dentista. Além disso, necessário redobrar os cuidados com a higiene bucal incluindo o uso de fio dental e enxaguante bucal. Dessa forma, é possível evitar a proliferação de bactérias e o acúmulo de placa bacteriana, que podem prejudicar o tratamento e, principalmente, a saúde do seu sorriso. 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Malavasi - Especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense, com consultório na Barra da Tijuca (RJ)
Rio de Janeiro - RJ


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal