Como diminuir a sensibilidade causada por clareamento dental?
O clareamento dental pode deixar os dentes sensíveis. Saiba o que fazer para diminuir o problema.
Compartilhar em suas redes
Queixas de sensibilidade após clareamento dental são relativamente comuns nos consultórios odontológicos. Mas isso não significa que você deva se preocupar ou desistir de realizar o procedimento. É possível contornar a sensibilidade pós-clareamento com algumas medidas simples, que, geralmente, são indicadas pelo(a) próprio(a) dentista. Nos dias seguintes ao tratamento, é importante destinar uma atenção especial à higiene bucal e evitar a ingestão de determinados alimentos. Se, mesmo assim, o sintoma persistir, o(a) profissional responsável poderá lançar mão de recursos como o laser terapêutico e a aplicação de flúor para tratar o incômodo.
Entenda melhor a seguir!
Clareamento dental: sensibilidade nos dentes é um dos possíveis efeitos colaterais
O clareamento dental nem sempre vem acompanhado de sensibilidade nos dentes. Porém, o incômodo pode, sim, ser uma consequência do tratamento estético. Em entrevista ao Sorrisologia, o doutor-cirurgião Márcio Ramos explica que “a sensibilidade surge no dente pelo uso do gel de peróxido de hidrogênio, que é utilizado no procedimento”.
“Ele é capaz de penetrar a camada superficial, também conhecida como esmalte do dente, e, assim, expor as bordas da dentina. É uma forma de abertura de seus ‘poros’, onde abriga as terminações nervosas, surgindo aí a sensação mais sensível no local”, explica o especialista.
Como aliviar sensibilidade nos dentes após clareamento dental?
Os cuidados após o clareamento dental são fundamentais não somente para a prevenção e o tratamento da sensibilidade dentária, como também para a garantia de resultados satisfatórios. “Indico passar bem longe dos alimentos ácidos, aquelas balinhas que têm a acidez como característica principal, refrigerantes e energéticos. Evitar o uso de vinagre e dê preferência a usar somente o azeite. Chás, café, capuccino, suco, mate e água com gelo também devem ser deixados de lado nesse momento. Ao ingerir esses produtos citados, há um desconforto maior no pós-procedimento dos pacientes”, orienta o Dr. Márcio.
Outros tratamentos devem ser prescritos pelo(a) dentista Se, mesmo com todos os cuidados adequados, a sensibilidade dentária persistir, deve-se buscar uma avaliação individualizada com um(a) dentista. O(a) profissional é a pessoa qualificada para avaliar quanto tempo dura a sensibilidade nos dentes após clareamento dental e, é claro, definir a melhor forma de tratamento.
“Para saber se a sensibilidade passará com o tempo ou se será necessário um tratamento para o problema, é necessária a avaliação de um profissional. Há diversos tipos de cuidados para reduzir essa reação, como o laser terapêutico e a aplicação de flúor ou agente fixador”, aconselha o Dr. Márcio.
Participou desse artigo o especialista:
Dr. Márcio Ramos
(CRO – 15.032 RJ)
Fundador da IRio Odontologia, é doutor-cirurgião, se formou em 1986 na Faculdade de Odontologia de Campos (FOC), localizada no Rio de Janeiro, também é especializado em Implantodontia e em Dentística Operatória pela Faculdade de Odontologia de Valença.
Redação: Dóris Marinho