27.11.2020

Como clarear os dentes rapidamente: dentista revela o segredo do clareamento dental eficaz

Descubra como clarear os dentes amarelados da forma mais rápida e segura
Descubra como clarear os dentes amarelados da forma mais rápida e segura

Você está com os dentes amarelados e isso te incomoda bastante? A má alimentação, a falta de higiene bucal, o tabagismo ou até mesmo o tempo são alguns dos fatores responsáveis pela mudança de coloração do seu sorriso. Mas se você deseja dar um novo visual para os seus dentes, o procedimento mais recomendado pelos dentistas é o clareamento.

Há diversas formas de realizar esse procedimento, mas será que existe um método mais rápido e eficiente para clarear o seu cartão de visitas bucal? Entrevistamos o especialista em dentística Vinícius Barçal que esclareceu essa dúvida. Dá só uma olhada no que ele falou:

Qual é o método mais rápido e eficaz de clarear os dentes?

O clareamento dental pode ser dividido por alguns procedimentos e suas combinações. O dentista explica melhor como esse tratamento funciona cada um deles: "A aplicação em técnica de consultório, onde o gel clareador é aplicado e supervisionado pelo especialista, e em técnica caseira, com aplicação do produto pelo próprio paciente em uma moldeira individual e personalizada pelo cirurgião-dentista". A substância clareadora responsável pelo sorriso branco é o peróxido de hidrogênio que pode ser utilizado em ambas as técnicas. A única coisa que muda é a concentração e o tempo de aplicação.

Vinícius explica que os melhores resultados (mais rápido e eficaz) são encontrados quando combinamos os dois tratamentos: "Primeiramente o paciente é submetido a uma sessão de clareamento utilizando a técnica de consultório, que prepara o dente para receber a técnica caseira, além de possibilitar um resultado positivo imediato, motivando-o a dar continuidade com a técnica caseira, que vai viabilizar o 'branqueamento' dos dentes", esclareceu.

O clareamento pode causar algum problema para os dentes, como a sensibilidade dentária?

Por se tratar de um procedimento conservador, o clareamento dental não apresenta riscos quando é bem indicado e feito sob supervisão de um dentista, além de não inviabilizar outras opções de tratamento. "O efeito secundário mais comum durante o procedimento clareador é a sensibilidade dentária, que deve ser relatada pelo paciente ao odontologista, que avaliará a necessidade de intervir com aplicação de flúor, dessensibilizantes  e em casos mais graves e raros a suspensão do tratamento", detalhou o especialista.

Manutenção do clareamento dental + cuidados que o paciente precisa ter com o sorriso branco

Para maior longevidade do efeito clareador Vinícius conta o que é necessário manter: "Uma boa higiene bucal e visitar regularmente o dentista para a limpeza profissional, a chamada profilaxia dentária". É possível também que sejam realizadas manutenções anuais do clareamento. "Essa manutenção pode se dar pela aplicação de uma única sessão de clareamento feito no consultório dentário".

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Vinícius Barçal - Odontólogo e Especialista em Estética
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 3979-7


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal