Clareamento dental é mais eficaz contra quais tipos de manchas?
O clareamento dental ajuda a deixar os dentes com uma coloração mais uniforme e brilhante. Mas será que ele funciona com todo tipo de mancha? Lei para saber mais
Compartilhar em suas redes
Tem notado seus dentes amarelados e pensa em dar uma aparência melhor ao seu sorriso? Fique sabendo que o clareamento dental é um dos tratamentos mais recomendados pelos dentistas para esse caso. O procedimento pode ser feito em casa e no consultório dentário, dependendo da recomendação profissional, e ajuda a clarear manchas internas e externas nos dentes. Mas será que existem tipos específicos de marcas nos dentes que são mais fáceis de serem removidos com o clareamento? O time de Sorrisologia entrevistou a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida que esclareceu quais manchas esse procedimento funciona melhor.
Como funciona o clareamento dental?
O clareamento dental pode ser feito de duas maneiras: no consultório ou em casa - a decisão vai depender dos tipos de manchas presentes nos dentes. O clareamento caseiro é feito com uma moldeira e um gel clareador que deve ser aplicado pelo próprio paciente. Já o tratamento realizado em consultório tem um passo a passo bem diferente, conforme explica a profissional:
- O dentista utiliza um acessório para abrir a boca, fazendo com que o paciente fique em uma posição favorável para realizar o procedimento e também para controlar a quantidade de saliva do meio bucal.
- É aplicado um produto na gengiva ao redor do dente para protegê-la e não deixar o produto clareador extravasar.
- Depois disso, com auxílio de um aplicador, o produto clareador é espalhado na parte da frente dos dentes, dependendo do produto utilizado, o dentista pode usar a luz de laser para auxiliar no tratamento, mas não é obrigatório.
Existem manchas que são mais difíceis de remover com o clareamento dental?
Patrícia afirma que existem manchas mais simples de serem removidas com o clareamento dental. Mas antes de dizer quais são, é importante esclarecer que existem dois tipos de manchas que podem se formar nos dentes: as externas e as internas.
“As manchas externas são aquelas que se encontram no esmalte dentário, ou seja, na parte branca do dente. Já as internas, são ocasionadas por situações congênitas, sistêmicas ou por influência genética, não apenas por exposição da dentina. Essas marcas internas precisam de um cuidado maior, exigindo um tratamento com o profissional em consultório”.
Isso significa que as manchas superficiais são mais fáceis de serem tratadas com o clareamento caseiro e as internas com a técnica feita em consultório. Mas, para garantir um tratamento eficaz, é fundamental consultar um dentista para entender se existe a necessidade de um tratamento conjunto - unindo ambos os métodos.
Para quais manchas o clareamento dental funciona melhor?
Como dito anteriormente, tudo vai depender do tipo de técnica a ser adotada e da intensidade da mancha a ser tratada. “Pessoas com manchas mais brandas, a finalização pode apresentar melhores resultados”, afirmou a dentista. Por isso, é tão importante procurar um dentista para avaliação e identificar o grau de manchas antes de iniciar o clareamento dental.
Outro alerta que vale a pena ressaltar é: nada de fazer tratamentos caseiros por conta própria! Essa decisão pode acarretar em vários problemas dentários, muitas vezes irreversíveis, como sensibilidade, piora das manchas, queimaduras na gengiva e pulpite.
5 cuidados com os dentes após fazer clareamento dental
Para evitar que o seu sorriso não fique manchado novamente, é importante seguir uma rotina de cuidados com os dentes e excluir alguns hábitos da sua rotina. A dentista deu algumas dicas do que todo paciente precisa fazer após o clareamento dental:
- Higienizar corretamente os dentes, com pasta e fio dental;
- não exagerar na quantidade de gel na moldeira clareadora;
- não usar outro produto na moldeira;
- evitar alimentos “corantes” que podem manchar os dentes, como café, uva, refrigerante a base de cola;
- voltar ao dentista para acompanhamento.