18.11.2021

Cisto na boca pode indicar mucocele? Entenda!

Surgiu uma bolha ou cisto na boca? Descubra se pode ser um caso de mucocele com ajuda de uma especialista!
Surgiu uma bolha ou cisto na boca? Descubra se pode ser um caso de mucocele com ajuda de uma especialista!

Você notou uma bolha ou cisto na boca? Então é importante ligar o sinal de alerta em relação à saúde bucal. Isso porque a condição pode estar relacionada à mucocele. Embora não seja causado por nenhuma bactéria ou organismo vivo, a lesão merece um diagnóstico profissional e um tratamento adequado. Para entender melhor sobre o assunto, conversamos com a dentista Uila Ramos, de Pernambuco, que explicou a relação entre o cisto mucoso na boca e a mucocele. Confira!

Mucocele na boca: entenda como ocorre e as principais causas

Antes de descobrir os sintomas da mucocele, é preciso entender como eles surgem. De acordo com a especialista, o quadro é caracterizado como uma lesão benigna. “A mucocele, que é causada pela ruptura do canal da glândula salivar, forma na mucosa bucal uma lesão cística com tecido mole”, explica Uila. No entanto, vale ressaltar que o cisto na boca não é “verdadeiro”, já que não possui um revestimento de tecido epitelial - que desenvolve secreção e excreção.

Geralmente, a mucocele é causada por traumas ou batidas locais que ocasionam a ruptura dos canais que transportam a saliva. Na prática, isso provoca o acúmulo de saliva no interior do tecido local que, por sua vez, resulta na bolha ou cisto na boca.

Cisto na boca é um dos principais sintomas da mucocele

O surgimento de bolha ou cisto mucoso na boca é a principal característica da mucocele. Na maioria das vezes, a lesão é indolor e apresenta cor transparente ou arroxeada. Ainda assim, vale ressaltar que nem sempre o cisto é sinônimo de mucocele. “É preciso fazer uma análise da história clínica do paciente, exame físico detalhado para diagnosticar o caso”, alerta a dentista.

Em casos de suspeitas quanto a outros possíveis motivos por trás do cisto na boca, o cirurgião dentista pode solicitar o exame histopatológico. Através desta análise microscópica dos tecidos, é possível garantir um diagnóstico mais assertivo. Além disso, pode ser necessário um acompanhamento com um estomatologista, que é o profissional especializado por tratar as doenças orais, incluindo a mucocele. 

Mucocele: como tratar?

Depois de descobrir o que é mucocele, o próximo passo é entender como funciona o tratamento para o quadro. Na maioria das vezes, a bolha ou cisto na boca se resolve espontaneamente depois de romper e cicatrizar. No entanto, é importante consultar um especialista caso ocorra a obstrução dos canais ou os sintomas da mucocele sejam recorrentes. “Quando a mucocele se torna crônica, a indicação de tratamento é a remoção através de cirurgia”, finaliza a dentista. 

 

Este artigo contou com a participação de:
Uila Ramos da Silva - Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco e ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife
CRO-PE 10.380               


Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal