
Cisto na boca pode indicar mucocele? Entenda!
Notou um cisto na boca? Isso pode ser sinal de mucocele! Entenda como o quadro surge e as principais formas de tratamento com ajuda de uma especialista.
Compartilhar em suas redes
Você notou uma bolha ou cisto na boca? Então é importante ligar o sinal de alerta em relação à saúde bucal. Isso porque a condição pode estar relacionada à mucocele. Embora não seja causado por nenhuma bactéria ou organismo vivo, a lesão merece um diagnóstico profissional e um tratamento adequado. Para entender melhor sobre o assunto, conversamos com a dentista Uila Ramos, de Pernambuco, que explicou a relação entre o cisto mucoso na boca e a mucocele. Confira!
Mucocele na boca: entenda como ocorre e as principais causas
Antes de descobrir os sintomas da mucocele, é preciso entender como eles surgem. De acordo com a especialista, o quadro é caracterizado como uma lesão benigna. “A mucocele, que é causada pela ruptura do canal da glândula salivar, forma na mucosa bucal uma lesão cística com tecido mole”, explica Uila. No entanto, vale ressaltar que o cisto na boca não é “verdadeiro”, já que não possui um revestimento de tecido epitelial - que desenvolve secreção e excreção.
Geralmente, a mucocele é causada por traumas ou batidas locais que ocasionam a ruptura dos canais que transportam a saliva. Na prática, isso provoca o acúmulo de saliva no interior do tecido local que, por sua vez, resulta na bolha ou cisto na boca.
Cisto na boca é um dos principais sintomas da mucocele
O surgimento de bolha ou cisto mucoso na boca é a principal característica da mucocele. Na maioria das vezes, a lesão é indolor e apresenta cor transparente ou arroxeada. Ainda assim, vale ressaltar que nem sempre o cisto é sinônimo de mucocele. “É preciso fazer uma análise da história clínica do paciente, exame físico detalhado para diagnosticar o caso”, alerta a dentista.
Em casos de suspeitas quanto a outros possíveis motivos por trás do cisto na boca, o cirurgião dentista pode solicitar o exame histopatológico. Através desta análise microscópica dos tecidos, é possível garantir um diagnóstico mais assertivo. Além disso, pode ser necessário um acompanhamento com um estomatologista, que é o profissional especializado por tratar as doenças orais, incluindo a mucocele.
Mucocele: como tratar?
Depois de descobrir o que é mucocele, o próximo passo é entender como funciona o tratamento para o quadro. Na maioria das vezes, a bolha ou cisto na boca se resolve espontaneamente depois de romper e cicatrizar. No entanto, é importante consultar um especialista caso ocorra a obstrução dos canais ou os sintomas da mucocele sejam recorrentes. “Quando a mucocele se torna crônica, a indicação de tratamento é a remoção através de cirurgia”, finaliza a dentista.
Este artigo contou com a participação de:
Uila Ramos da Silva - Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco e ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife
CRO-PE 10.380