
Cirurgia de implante dentário é perigosa? Entenda os riscos!
O implante dentário é um procedimento bastante conhecido, mas há quem tenha medo de fazê-lo. Confira nossa matéria e perca o medo do implante dentário.
Compartilhar em suas redes
O implante dentário pode ser a solução ideal para corrigir o sorriso e devolver a autoestima de muitas pessoas. A cirurgia é simples e visa recuperar as funções físicas e estéticas de um ou mais dentes perdidos por meio da utilização de uma prótese dentária, que é fixada dentro do osso após a instalação de “raízes” artificiais de metal (geralmente, titânio). Embora o procedimento já seja amplamente conhecido, há quem acredite que o implante dentário é perigoso - o que pode acabar atrasando o tratamento e comprometendo a saúde bucal de alguns pacientes. Para sanar esta dúvida, conversamos com a cirurgiã-dentista Cecilia Costa. Em entrevista ao Sorrisologia, a especialista esclarece os riscos da cirurgia e explica quais cuidados devem ser adotados após realizar o implante dentário. Confira a seguir.
Implante dentário é perigoso? Entenda!
Todas as pessoas com a saúde em dia podem se submeter à cirurgia de implante dentário, desde que passem por uma consulta com revisão do histórico médico e dental. Segundo a Dra. Cecilia, a cirurgia “é feita dentro do consultório com o implantodontista e um auxiliar para garantir que tudo aconteça no menor tempo possível. O implante unitário, quando devolvemos apenas um dente, normalmente é o procedimento mais tranquilo.” Também é possível fazer o implante de mais de um dente.
“É um procedimento cirúrgico simples. Porém, como toda cirurgia, o pré e o pós operatório precisam ser respeitados pelo paciente para garantir o sucesso do processo”, orienta a profissional.
Quanto aos riscos, a cirurgiã-dentista esclarece: “o pior cenário é o profissional começar o procedimento sem um plano alternativo”. “Sempre planejamos o procedimento dentro dos exames que temos disponíveis, contudo, o corpo humano possui variações que o dentista precisa estar preparado. O paciente precisa procurar um profissional habilitado que seja transparente e esteja pronto para qualquer complicação”, alerta a profissional.
Vale ressaltar que a cirurgia de implante dentário é contraindicada em crianças, fumantes, diabéticos, pessoas com condições cardíacas de alto risco, entre outros problemas de saúde. Por isso, a avaliação médica individualizada é fundamental.
Quais são os cuidados indicados após a cirurgia de implante dentário?
Todo procedimento cirúrgico demanda cuidados no pós-operatório. A Dra. Cecilia aconselha que, após se submeter à cirurgia de implante dentário, o(a) paciente siga todas as recomendações do implantodontista. “É importante ingerir bastante água, manter um repouso adequado e uma boa rotina de higienização, escovando os dentes nas horas corretas. Uma alimentação mais gelada também é interessante nos primeiros dias, evitando alimentos muito quentes, duros e gordurosos”, orienta.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Cecilia Maria Costa - Dentista formada pela Universidade Federal Fluminense com atuação em cirurgia oral menor avançada pela ABO-RJ. Pós-graduanda em implantodontia e com experiência em harmonização orofacial clínica e harmonização orofacial cirúrgica.
CRO-RJ: 42399
Redação: Dóris Marinho