18.10.2017

Cigarro escurece os dentes: mito ou verdade?

Já pensou que o cigarro pode ser um vilão para a estética dos seus dentes? Confira as recomendações da especialista para solucionar esse problema
Já pensou que o cigarro pode ser um vilão para a estética dos seus dentes? Confira as recomendações da especialista para solucionar esse problema

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) de 2015, o número de não fumantes no mundo chega a 78% da população mundial. Esse quadro apresenta algo positivo e que promete ser uma tendência nos próximos anos. O hábito de fumar cigarros tornou-se algo ligado diretamente a diversos prejuízos à saúde. No entanto, muita gente ainda possui o vício. O tabaco, junto aos outros compostos, é responsável por causar doenças pelo corpo, incluindo a cavidade bucal. Uma dúvida recorrente é quanto a estética dos dentes. O cigarro realmente escurece estas estruturas? A dentista Kalina Diniz contou a verdade sobre essa pergunta.

Afinal, o cigarro é realmente causador do escurecimento dos dentes?

Assim como afirma a dentista, o cigarro é um grande prejudicador para a estética do sorriso. Esse escurecimento ocorre devido a composição do item. A nicotina e o alcatrão são alguns dos responsáveis por esse cenário. No caso da nicotina, por exemplo, ela acaba acumulando-se nas superfícies dos dentes, o que os deixa com a aparência mais escura. Esse composto também contribui para o acúmulo de tártaro acelerado e mau hálito.

Como o cigarro prejudica a saúde bucal?

A cavidade bucal é um local com diversos tipos de bactérias que contribuem para a proteção dos dentes. No entanto, a composição do cigarro acaba ressecando a boca, o que impossibilita a ação da saliva de preservar essa parte. “Com o ressecamento, diminuem os anticorpos e aumentam as cáries”, completa a profissional. A gengiva também é outra parte afetada por conta da dificuldade de circulação do sangue. Já no casos dos dentes, eles acabam escurecendo por ficarem sem sua proteção natural, podendo levar até à perda prematura. O cigarro ainda é capaz de causar câncer de boca, que pode levar a amputação, e fazer surgir manchas vermelhas ou brancas indolores. Normalmente, estas aparecem em lugares que são pouco examinados, como a lateral da língua e o assoalho bucal.

As maneiras de prevenir esse escurecimento

Primeiramente, é de suma importância que o paciente seja orientado quanto aos diversos malefícios que o vício de fumar pode trazer para sua vida. “O hábito pode causar um prejuízo e tanto para a sua saúde bucal como para a saúde em geral”, destaca Kalina. Além disso, caso seja necessário, o profissional deve orientá-lo a buscar um especialista para dar um fim à dependência. Para completar, o indivíduo precisa redobrar a atenção durante a higienização bucal e manter as visitas regulares ao consultório do dentista.

Quais são os tratamentos indicados para clarear os dentes nessa condição?

Existem algumas maneiras de devolver a cor normal dos dentes e solucionar a aparência escura. A odontologista citou alguns dos possíveis tratamentos. O clareamento a laser, por exemplo, é responsável por revestir o dente com uma solução de peróxido e expor este a luzes fortes. Para completar, o profissional pode indicar junto um clareamento caseiro ou domiciliar, que deve ser seguido diariamente por um tempo determinado. “Pode pedir para que o paciente evite o consumo de alguns alimentos como coca-cola, vinho, café, inclusive o cigarro, durante o tratamento”, ressalta ela. O uso de cremes dentais que contribuam para o clareamento e produtos de gargarejo podem ajudar. E é muito importante manter uma boa higiene bucal diariamente.


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal