Cera ortodôntica serve para evitar lesões causadas por aparelho
O aparelho está machucando a sua boca? Embora seja um incômodo bem comum no início do tratamento, não é certo o paciente sentir dor por causa de um bráquete ou uma estrutura solta. Nestes casos, o melhor a se fazer é procurar a ajuda de um especialista para consertar a
Compartilhar em suas redes
O aparelho está machucando a sua boca? Embora seja um incômodo bem comum no início do tratamento, não é certo o paciente sentir dor por causa de um bráquete ou uma estrutura solta. Nestes casos, o melhor a se fazer é procurar a ajuda de um especialista para consertar a estrutura, mas até chegar o dia da consulta pode demorar um pouquinho, né? Por isso, muitos profissionais indicam o uso da cera ortodôntica. Conhece ou já ouviu falar dessa ferramenta? O ortodontista Marcos de Borba apresenta ao Sorrisologia.
O que é a cera ortodôntica?
É uma espécie de massinha transparente com uma consistência bem macia para se adaptar facilmente ao seu sorriso ortodôntico. Ela, geralmente, aparece em forma de tubinho ou bastão e pode ser adquirida em farmácias ou até mesmo com seu dentista. "É utilizada para proteger a mucosa do atrito com os acessórios do aparelho, evitando aftas e lesões na boca", explica o profissional.
A cera ortodôntica é indicada no início do tratamento
Na maioria dos casos, a cera é indicada no início do tratamento com aparelho ortodôntico, quando a mucosa ainda não está bem adaptada com a presença das estruturas. Com o uso dessa massinha, as regiões que mais sofrem com os machucados, como os lábios e as bochechas, ficarão bem protegidas. Mas fique tranquilo, pois o especialista garante que esse cenário é passageiro. "Geralmente, após o segundo ou terceiro mês, a mucosa vai criando uma certa resistência às irregularidades da superfície do aparelho, dispensando, então, o uso da cera", afirma.
Outros cenários que pedem o uso da cera ortodôntica
Borba diz que a ferramenta também pode ser usada para o paciente dormir. Neste momento, a mucosa fica mais seca e temos menos controle dos movimentos da boca, o que deixa o ambiente mais vulnerável às feridas. Outro cenário que pede o uso da cera é quando um bráquete descola e você não tem tempo de ir ao dentista. "A peça solta do aparelho, o que certamente causará lesões", explica. Evite ao máximo essas feridinhas ao longo do tratamento.
Use a cera ortodônticada maneira certa
Saber como usar a cera ortodôntica é bem fácil, basta retirar um pedaço do bastão, fazer uma bolinha e colocar no lugar que está te ferindo. Mas, antes, é preciso secar a superfície para que o material cole e fique preso por mais tempo no local. Outra dica importante do ortodontista é que o pedaço de cera seja suficiente para cobrir toda a peça. "Se houver mais de um bráquete ou acessório que esteja machucando, corte uma parte maior da cera, a fim de cobrir todo o segmento que esteja causando o desconforto". A cera fixada, geralmente dura em torno de 12 a 24 horas, podendo cair durante as refeições. Use da maneira certa e proteja a sua boca.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Marcos de Borba - Ortodontista
Porto Alegre - RS
CRO-RS: 12129
Atualizada em 21/06/2023.