29.10.2019

Carvão ativado nos dentes: é seguro o uso dessa substância? Para que serve? Clareia os dentes? Quais os benefícios?

Entenda se o uso do carvão ativado é ou não benéfico para a sua higiene bucal
Entenda se o uso do carvão ativado é ou não benéfico para a sua higiene bucal

Você já ouviu falar em clarear os dentes com carvão? Além do clareamento dental feito com indicação e auxílio do dentista, existem aqueles produtos e substâncias que prometem remover manchas e o amarelado do sorriso em casa, como é o caso do carvão ativado. Você provavelmente já ouviu falar nesse ingrediente, mas será que seu uso é seguro? Realmente clareia os dentes? Quais os benefícios? O Sorrisologia explica!

O que é o carvão ativado? Entenda a função dessa substância

O carvão ativado é bastante conhecido por sua função de “detox”. A substância é uma forma de carbono que possui porosidade bem alta que ajuda na remoção de impurezas do organismo. Além de desintoxicar, esse ingrediente também pode ser usado em produtos para a pele, cabelo e em cremes dentais com a função de clarear manchas e o amarelado dos dentes.

O carvão ativado clareia os dentes? Entenda os benefícios

O carvão ativado tem a capacidade de absorver resíduos, remover de forma gradativa as manchas nos dentes e essa função, consequentemente, acaba deixando o sorriso mais branco. De acordo com o Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista membro da International Association for Dental Research (IADR), escovar os dentes com um produto que possui essa substância ajuda a remover as manchas superficiais que ficam no esmalte dentário, como aquelas que ganhamos quando bebemos muito refrigerante, café e vinho. Jamais esfregue os dentes com carvão puro! Procure produtos de higiene dental seguros e aprovados pelo seu dentista e pela Anvisa.

Quer clarear os dentes? Antes de usar qualquer produto, fale com o seu dentista!

Embora existam formas variadas de clarear os dentes, é importante que você converse com um expert no assunto antes de querer deixar o seu sorriso mais branco. Sendo assim, consulte um dentista especializado em dentística para entender o melhor tipo de tratamento e escolher o mais indicado para o seu caso. Não faça nada por conta própria e preserve a saúde dos seus dentes!

 


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal