Quais os riscos da cárie precoce em crianças?
A cárie precoce em crianças pode causar problemas na saúde bucal que duram até a vida adulta. Saiba mais
Cárie precoce em crianças: que riscos isso pode trazer para a saúde bucal?
A cárie precoce em crianças pode causar problemas na saúde bucal que duram até a vida adulta. Saiba mais

Publicador de Conteúdos e Mídias

Quais os riscos da cárie precoce em crianças?

A cárie precoce em crianças pode causar problemas na saúde bucal que duram até a vida adulta. Saiba mais

31/08/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Você sabia que a cárie precoce em crianças pode causar riscos à saúde bucal? Também conhecida como cárie de mamadeira, ela começa como uma mancha branca opaca na superfície do dente, causada pela desmineralização do esmalte dentário. A doença é provocada pela ingestão de líquidos açucarados, como leite, mel e sucos de fruta, que acumulam bactérias na região bucal. Além de prejudicar a qualidade de vida na infância, ela pode impactar até mesmo na vida adulta. O Sorrisologia vai te contar os riscos da cárie precoce em crianças e como evitar o problema. Confira!

Cárie precoce em crianças pode causar fraturas nos dentes de leite

Um dos riscos da cárie precoce em crianças é a fratura dos dentes de leite por causa do enfraquecimento. Mesmo que sejam temporários, os dentes de leite são essenciais para que a criança realize atividades básicas, como mastigação e fala. A deterioração dos dentes tão cedo pode prejudicar a qualidade de vida do bebê, além da possibilidade da infecção evoluir para um quadro mais sério. Quando a cárie não é tratada da maneira certa e em situações mais raras, é possível que as bactérias caiam na corrente sanguínea e afetem outros órgãos.

Cárie na infância pode prejudicar o nascimento do dente permanente

Os dentes de leite servem como base para o dente permanente, funcionando como uma espécie de molde. Com a perda precoce, os dentes vizinhos podem migrar para a região do dente perdido, o que atrapalha o nascimento do dente permanente. Quando a formação é prejudicada, os dentes podem nascer tortos ou danificados e continuarem dessa forma até a vida adulta. Além do fator estético, a má formação do dente permanente também pode causar dores, problemas mastigatórios e enxaquecas ao longo da vida. 

Como funciona o tratamento da cárie na infância

Os tratamentos para cárie dentária em crianças e em adultos são bem parecidos. A abordagem depende da idade e da gravidade da doença, na qual o especialista encontra o melhor tratamento. Se a gravidade for leve, é provável que o profissional limite os alimentos ácidos, a quantidade de sucos e substitua os outros líquidos por água na mamadeira do bebê, além de aplicar um tratamento com verniz fluoretado ou flúor para a remineralização dos dentes.

Em casos mais avançados, que apresentam manchas marrons ou pretas nos dentes, sangramento ou inchaço na gengiva e febre, é importante levar a criança ao dentista o mais rápido possível para evitar que a cárie se espalhe.

Como prevenir a cárie precoce em crianças

De acordo com o estudo Cárie precoce e severa na infância: uma abordagem integral, uma das formas de prevenir a doença na infância é programar a primeira consulta ao odontopediatra entre 6 meses e 1 ano de idade. Além disso, é importante começar a higiene bucal quando o primeiro dente irromper, ou seja, começar a nascer. Também é importante evitar o compartilhamento de talheres, outros acessórios ou assoprar os alimentos para prevenir a transmissão de microorganismos. Depois do nascimento do primeiro dente, vale evitar o aleitamento materno com livre demanda e os dentes devem ser limpados antes da criança dormir.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias