Cárie no dente de leite: o que pode causar?

Entenda as principais causas para cárie no dente de leite e saiba como identificar os sintomas do quadro
Entenda as principais causas para cárie no dente de leite e saiba como identificar os sintomas do quadro

Já parou para se perguntar o que pode causar a cárie no dente de leite? Essa é uma questão que, geralmente, assombra os pais e mães. Afinal, manter os cuidados com o sorriso dos pequenos é a principal forma de garantir a saúde bucal na fase adulta. Embora a cárie nesta idade seja bastante associada à falta de limpeza nos dentes, existem outros fatores que podem desencadear o quadro. Para entender as principais causas da cárie em dente de leite, nós conversamos com a odontopediatra Joaquina Diniz, de São Paulo. Veja só o que ela nos contou e saiba como evitar as cáries!

A cárie em dente é uma doença bucal causada por diversos fatores

De acordo com a especialista, a cárie é uma doença comportamental e de caráter multifatorial. “Sendo assim, ela depende de alguns fatores em desequilíbrio, como higiene oral e alimentação, para acontecer - sendo a presença da placa bacteriana uma condição essencial”, afirma. Justamente por isso, é comum que a principal recomendação para evitar a cárie no dente de leite seja uma boa escovação. “Muitos fatores de risco que um paciente pode ter, como baixo fluxo salivar relacionado à doença sistêmica, não são suficientes para gerar a cárie em dente de leite sem não houver biofilme”, explica. 

Dente de leite com cárie: como identificar?

Na maioria dos casos, um dente de leite com cárie apresenta sinais que podem indicar o problema bucal. “Dependendo do status de atividade da lesão, é possível notar sintomas que vão desde manchas brancas até buracos extensos e profundos, que indicam um estágio mais avançado da cárie”, revela a especialista. Mas, ainda que seja possível identificar a cárie no dente de leite em casa, é importante que uma avaliação profissional seja feita. Dessa forma, é possível garantir um diagnóstico preciso e o tratamento de cárie mais recomendado para o caso do seu filho. 

A cárie no dente de leite exige tratamento bucal?

Esqueça aquela velha história de que a cárie em dente de leite não precisa ser tratada. Ainda que os dentes de leite sejam substituídos na adolescência, eles também exigem um tratamento para cárie para evitar danos à saúde bucal. “Dependendo da gravidade de cada caso, ocorre um grande prejuízo à qualidade de vida com quadros de dor, desconforto e impacto estético”, conta a especialista.

Além disso, vale lembrar que o nosso organismo funciona de forma integrada. Sendo assim, a presença de focos de inflamação ou infecção causados pela cárie também levam a repercussão sistêmica. Por isso, o ideal é consultar um odontopediatra de confiança para garantir o tratamento para cárie mais adequado.

 

Este artigo tem a contribuição da especialista:
Joaquina Santos Diniz - Especialista em odontopediatria
Mogi das Cruzes, SP
CRO-SP: 115.367


Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal infantil