Cárie na fase adulta: sintomas e tratamento para a doença bucal
Adultos também podem ter cárie? A especialista em diagnóstico Fátima Zanin diz que sim! Por mais que os cuidados com a boca mudar conforme a idade, como muitos problemas bucais, a cárie ainda é um problema que ninguém está livre. Essa complicação&
Compartilhar em suas redes
Adultos também podem ter cárie? A especialista em diagnóstico Fátima Zanin diz que sim! Por mais que os cuidados com a boca mudar conforme a idade, como muitos problemas bucais, a cárie ainda é um problema que ninguém está livre. Essa complicação pode ser causada pela escovação insuficiente, pela grande ingestão de doce ou por uma rotina de higienização incompleta. Por isso que, em crianças e idosos, ela é sim mais comum de acontecer, mas que a fase adulta não está imune. A especialista explica por que e como se prevenir do problema.
Além das crianças, a doença também pode ser comum em idosos
Como surge cárie em crianças? Isso acontece porque os pequenos costumam ter uma ingestão muito grande de açúcares, refeição também favorita de alguns microrganismos. Dessa forma, esses pequenos agentes se proliferam na área, também devido às dificuldades de escovação das crianças. Por isso, a especialista alerta às mamães e aos papais. “O atendimento odontológico materno infantil deve começar desde a gestação com orientações de saúde, alimentação e higiene oral”, comenta ela.
Com os idosos também não é muito diferente. Esses pacientes passam pelas mesmas dificuldades que os pequenos e ainda tem de lidar com alguns problemas de saúde. Especificamente nessa época, é comum que aconteça uma diminuição na quantidade de saliva. Pode não parecer, mas esses fluidos têm muitos benefícios para a saúde bucal. A diminuição pode aumentar a acidez na região, o que acaba causando uma desmineralização da superfície do dente. “Isso cria uma tendência ao paciente para desenvolver mais lesões de cárie, quando os cuidados adequados à neutralização e remineralização não são tomados”, completa a profissional. Para tratar desse problema, pode-se contar com o uso da saliva artificial e com tratamentos de acompanhamento do dentista.
É possível ter cárie na fase adulta?
Sim! Ela pode ser causada pela diminuição do fluxo salivar ou por outros problemas. Mas se esse quadro aparece na fase adulta, provavelmente, a causa está na falta de higienização adequada. Os agentes se proliferam na região bucal sempre que não é feita a limpeza e principalmente quando há uma ingestão regular de doces. Por isso que é tão comum que a doença aconteça. “O Brasil é ainda um país que apresenta altos índices de cárie”, alerta ela.
A prevenção da cárie está na higienização
“Quando se fala em preservar a saúde dental e prevenir a cárie, devemos ressaltar a importância da higiene bucal e uma alimentação e hábitos saudáveis”, indica a especialista. O ideal é que o paciente faça a escovação com todas as indicações dos dentistas e seguir a higienização com o uso do fio dental. Por mais fininho que seja, ele é capaz de remover as bactérias que ficam entre os dentes e não são retiradas pela escova. Além disso, não esqueça de manter suas consultas regulares com os profissionais. Ir ao consultório garante a prevenção e o diagnóstico precoce de qualquer problema bucal. Lembre-se o quanto antes você detectar um problema, melhor ;)
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fátima Zanin - Especialista em Diagnóstico com Fluorescência a Laser e doutorado em Clínicas Odontológicas na área de Cariologia
São Paulo - SP
CRO: 196.333