20.08.2020

Buraco no dente pode ser cárie? Entenda os motivos dessa abertura e os riscos para a saúde bucal

Descubra se o buraco no dente tem relação com a cárie e como tratar esse incômodo
Descubra se o buraco no dente tem relação com a cárie e como tratar esse incômodo

Não é novidade para ninguém que a cárie pode trazer uma série de prejuízos à sua saúde bucal. Entre os mais comuns, estão a dor e a sensibilidade, que podem ser percebidas logo no estágio inicial da doença resultando em bastante desconforto. Mas será que a cárie também pode causar buracos nos dentes? Para esclarecer essa dúvida, o Sorrisologia entrevistou a especialista Camila Sodré que explicou os motivos por trás dessa abertura e os riscos que ela pode trazer para o seu sorriso.

Afinal, o buraco no dente é sinônimo de cárie?

Se você notou que o seu dente está com sinais de abertura, é importante ligar o sinal de alerta. De acordo com a dentista Camila, o buraco no dente, na maioria das vezes, é causado pela atividade da cárie dentária ou desgaste do material restaurador de uma cavidade pré-existente que foi tratada. Ou seja: a cárie pode ser o fator causador desse incômodo. “A doença em estágio mais avançado causa desmineralização do esmalte dentário devido a produção de ácidos que são liberados pelos microrganismos, resultando no buraco”, explica. Nesse caso, a desmineralização inicia-se como uma mancha branca e a sua progressão leva a formação das cavidades no elemento dentário.

O buraco no dente pode trazer riscos para a sua saúde bucal

Justamente por ser um sintoma de cárie, o buraco no dente pode oferecer grandes riscos à sua saúde bucal. Segundo a dentista, quando não tratada ainda no estágio inicial, a doença pode se tornar um grande problema. “A cárie dentária pode progredir e aumentar sua extensão atingindo a polpa dentária, sendo necessário, a partir desse momento, a realização do tratamento endodôntico”, afirma. Além disso, uma cárie não tratada pode causar dor, infecções e até mesmo a perda dentária, prejudicando a estética do seu sorriso. Por isso, ao notar algum buraco no dente ou qualquer outra mudança, como sensibilidade excessiva e alteração na coloração do elemento, é importante consultar um dentista de confiança para descobrir a origem do problema e, assim, iniciar o tratamento adequado para a cárie.

Saiba como tratar o buraco no dente e garantir um sorriso saudável

Assim como outros problemas bucais, o buraco no dente e a cárie exigem um acompanhamento para o tratamento. Nesse caso, o procedimento consiste não só na remoção do tecido cariado, como também na colocação de um material restaurador na cavidade. Além disso, a dentista revela que o tratamento também requer uma colaboração a mais dos pacientes. “É preciso que o paciente diminua o consumo de alimentos açucarados, que são potencialmente cariogênicos, e mantenha uma boa higienização bucal”, finaliza. Depois de um episódio de cárie, é importante ter em mente que é necessário mudar os hábitos para que isso não se repita, incluindo a ideia de que ter consultas periódicas com o dentista é o primeiro passo para prevenir novos casos de cárie e outras doenças bucais.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Camila Stofella Sodré - Doutoranda em Clínica Médica pela UFRJ. Mestre em odontologia com área de concentração em reabilitação oral / prótese. Especialista em prótese dentária.
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 40419


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal