23.07.2021

Bruxismo infantil tem cura? Entenda!

O bruxismo infantil pode ser tratado através de terapias a laser, medicamentos e outras medidas.
O bruxismo infantil pode ser tratado através de terapias a laser, medicamentos e outras medidas.

Assim como os adultos, as crianças também podem ser afetadas pelo bruxismo. Caracterizado como o hábito de ranger ou apertar os dentes, o quadro é comum durante o desenvolvimento da arcada dentária que ocorre, principalmente, em crianças de até 6 anos. Nesse caso, é comum que muitos tenham dúvidas sobre o tratamento para bruxismo. Afinal, o quadro tem cura? Existem formas de aliviar os sintomas de bruxismo infantil? Para esclarecer essas e outras dúvidas, conversamos com a odontopediatra Thalyta Braga, que revelou tudo sobre bruxismo. Veja só!

O que é bruxismo? Entenda como o quadro se manifesta em crianças 

De acordo com a especialista, o bruxismo infantil, assim como o que acontece em adultos, é caracterizado como um hábito parafuncional. “Isto porque o ato de ranger e apertar os dentes acontece em atividades não funcionais do sistema mastigatório, podendo ocorrer durante o dia e à noite”, explica. 

Nesse sentido, existem alguns sinais que podem ajudar a identificar o bruxismo em crianças. “A presença de desgaste nos dentes é o sintoma mais comum da doença. Mas dores na articulação temporomandibular (ATM), nos músculos da face e da cabeça, alterações do sono também podem ser sinais de que a criança sofre de bruxismo”, alerta a profissional.

Bruxismo: causas em crianças e adultos são parecidas

Por se tratar de um quadro multifatorial e involuntário, o bruxismo infantil pode estar associado a diversos fatores. Situações como estresse, ansiedade, hiperatividade, obstrução nasal e apneia do sono, por exemplo, são alguns dos motivos por trás do bruxismo. No entanto, a especialista alerta para outras possíveis causas para o problema. “Quadros hereditários e problemas dentários, como o mal posicionamento dos dentes, também podem resultar no bruxismo infantil”, afirma.

Por isso, é importante um diagnóstico multidisciplinar feito por médicos pediatras, psicólogos e odontopediatras. “Ao odontopediatra, durante o exame clínico, cabe observar a presença de desgastes dentários anormais, dores e estalos na ATM”, ressalta Thalyta.

Afinal, o bruxismo infantil tem cura?

Embora o quadro não tenha uma cura definitiva, existe tratamento para o bruxismo infantil. “Como as causas são multifatoriais, as medidas são personalizadas e podem incluir terapias com laser, tratamento medicamentoso com analgésicos, calor úmido e acompanhamento psicológico para diminuir quadros de ansiedade”, explica a profissional.

Além disso, o uso da placa de bruxismo também pode ser recomendado pelo odontopediatra para proteger os dentes e evitar possíveis desgastes. No entanto, é fundamental ter um acompanhamento periódico com o dentista  para que a placa de bruxismo não interfira no crescimento da arcada dentária da criança.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Thalyta Braga - Dentista formada pela Universidade Veiga de Almeida. Especializada em odontopediatria na Faculdade São Leopoldo Mandic. Atende em consultório particular na Vila Valqueire - RJ 
CRO-RJ: 46.146


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal