15.05.2019

Boca seca: entenda porque isso acontece e saiba como prevenir o problema

Você sente sua boca seca constantemente? Saiba os perigos por trás desse problema!
Você sente sua boca seca constantemente? Saiba os perigos por trás desse problema!

Você já reparou sua boca seca? Muito comum, esse quadro tem o nome de xerostomia e se caracteriza pela produção insuficiente de saliva para manter sua boca úmida, se tornando desconfortável e podendo até causar danos à sua saúde bucal. Pensando nisso, o Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Breno Osthoff, que esclareceu mais sobre esse quadro. Confira!

O que causa a boca seca?

Segundo Breno, a xerostomia tem como principais causas o uso contínuo de prótese total, síndromes, imunodepressão por tratamento radioterápico ou quimioterápico, tabagismo e a baixa ingestão de líquidos durante o dia a dia. Além disso, o cirurgião-dentista esclareceu também que esses problemas causam a estafa das glândulas salivares, causando a pouca salivação.

Saiba como tratar o problema e quais as consequências da agravação do quadro

Segundo o profissional, para casos extrínsecos, o simples cessamento da causa costuma a regredir os sintomas: “Parar de fumar, completar o tratamento quimioterápico/radioterápico ou passar a ingerir mais líquido no dia-a-dia costumam resolver”. No entanto, para casos intrínsecos, deve-se realizar o tratamento adequado para cada caso. “Alguns outros sintomas presentes costumam ser decorrentes da falta de saliva na cavidade oral, como o aumento da incidência de cárie e halitose (mau hálito)”, explica o cirurgião-dentista.

Além disso, o dentista ainda complementou: “Com o cessamento das ações extrínsecas e associados aos sintomas, pode ser resolvido com a utilização de saliva artificial”. Caso não seja tratado corretamente, o problema pode causar complicações. “A negligência de tratamento dessa condição pode causar ulcerações na mucosa, dor, edema (aumento de volume), halitose, impossibilita o uso de prótese (baixa retenção da mesma), aumenta o índice de cárie (como a saliva possui efeito tampão, ajudando a neutralizar a ação da cárie, a ausência dela, facilita a ação do problema)”, afirmou.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Breno Alex Osthoff - Cirurgião-dentista com ênfase em prevenção e clínica geral

Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ 47512


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal