21.09.2021

O que é a coroa de cerômero?

Descubra os benefícios da coroa de cerômero e em quais casos o procedimento pode ser usado
Descubra os benefícios da coroa de cerômero e em quais casos o procedimento pode ser usado

Você já ouviu falar em coroa de cerômero? Bastante utilizado nos consultórios odontológicos, o procedimento oferece um excelente custo benefício para o tratamento endodôntico. Isso tudo graças à sua alta durabilidade e estética, o que permite devolver um sorriso mais harmônico para os pacientes com danos na estrutura dentária. Para saber mais sobre a coroa em cerômero, nós conversamos com a cirurgiã-dentista Uila Ramos, do Recife, que contou os benefícios dessa técnica. Veja só!

Coroa em cerômero: entenda como funciona

A coroa em cerômero nada mais é do que uma restauração dentária feita com uma resina composta indireta. Nesse sentido, a sua composição apresenta uma alta densidade de carga inorgânica. Quanto ao seu uso, a especialista adianta: a coroa em cerômero é recomendada para tratar dentes que apresentam uma grande destruição dental, na reabilitação protética de pequenos espaços de perdas dentais. “O procedimento possui indicações para os casos de reabilitação com prótese dentária fixa, como inlays, onlays, adesivas metal-free, veneers, coroas unitárias livres de metal, e restaurações dentárias indiretas em dentes anteriores e posteriores”, afirma.

Os benefícios da coroa de cerômero para a saúde bucal

Por ser um procedimento um material que é considerado uma evolução das resinas, a coroa em cerômero oferece uma série de benefícios aos pacientes. “O tratamento possui a capacidade de resolver algumas limitações das resinas compostas convencionais e, desta forma, proporcionar bons resultados em casos com grande perda de estrutura dentária”, revela a dentista. Maior resistência flexural, por exemplo, é uma das principais vantagens da coroa de cerômero.

A técnica também pode melhorar a estabilidade de cor e diminuir a contração de polimerização. Além disso, a coroa de cerâmero também oferece uma superfície homogênea que permite um brilho semelhante ao esmalte, garantindo um sorriso mais harmônico. Sendo assim, o procedimento é capaz de trazer todas as características desejáveis para conferir maior resistência ao tratamento realizado. 

O uso da coroa de cerômero é sinônimo de cuidados com a higiene bucal

Se engana quem pensa que após a colocação da coroa de cerâmero não é preciso ter alguns cuidados diários. Na verdade, adotar uma boa rotina de higiene bucal é a única maneira de garantir a durabilidade do procedimento. “Manter a saúde periodontal com os hábitos diários de limpeza e visitas regulares ao dentista são fundamentais para a manutenção da saúde bucal e integridade dos dentes”, afirma. A negligência nestas medidas somada a fatores individuais que favorecem a inflamação da gengiva podem aumentar os riscos de periodontite - provocando a perda da inserção dentária durante a sua evolução. 

 

Este artigo contou com a participação de:
Uila Ramos da Silva - Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco e ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife
CRO-PE 10.380


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal