11.01.2021

ATM: tratamento caseiro é a solução? Especialista esclarece e revela como amenizar a disfunção

Descubra se o tratamento caseiro para ATM é capaz de resolver as dores e incômodos causados na região
Descubra se o tratamento caseiro para ATM é capaz de resolver as dores e incômodos causados na região

Não dá para negar: dor na ATM é um incômodo para qualquer pessoa! Além de comprometer movimentos importantes da mandíbula, como a mastigação e a fala, esse quadro pode resultar em outros problemas, desde dores de cabeça, maxilar travado e até sons de estalo ao abrir e fechar a boca. Por isso, se torna tão importante buscar medidas que podem amenizar a disfunção e devolver a qualidade de vida do paciente. Mas será que o tratamento caseiro é a melhor opção? Quem esclarece essa e outras dúvidas sobre o assunto é a cirurgiã bucomaxilofacial, Rhianna Barreto. Dá só uma olhada!

A ATM é um problema?

É comum que alguns pacientes acreditem que a ATM se trata de um problema. No entanto, de acordo com a dentista, o termo não é sinônimo de uma patologia. “ATM é a Articulação Temporomandibular. Ela é a articulação da mandíbula, que nos permite realizar todos os movimentos mandibulares, como fala e mastigação”. Ou seja: a ATM não é um problema e todos nós temos!

Na verdade, o problema surge quando o paciente passa a lidar com uma disfunção, que é chamado de DTM - Disfunção da Articulação Temporomandibular. “Existem disfunções que acometem a articulação, os músculos e ambos. Geralmente, esses quadros resultam em uma dor semelhante a dor de ouvido, dificuldade na mastigação, deglutição, abertura bucal e dores de cabeça”, revela a profissional.

Existe tratamento caseiro para ATM?

Embora alguns tratamentos caseiros para ATM prometam a solução da disfunção, a profissional alerta: o diagnóstico e o tratamento do quadro deve ser feito por um especialista. Nesse caso, quem sofre com dor na ATM pode investir em medidas caseiras que ajudam a amenizar os sintomas e, não, a tratá-los totalmente. "Exercícios mandibulares, alongamentos, mastigação branda e compressa morna podem ser realizados em casa para diminuir o impacto das dores na região”, aconselha.

Além do tratamento caseiro, existem outras formas de cuidar da ATM

Justamente por se tratar de uma medida paliativa, os exercícios para a disfunção da ATM devem ser associados à idas no consultório e um acompanhamento profissional. “Existem diversos tipos de tratamento da DTM e cada um deles é adequado para cada caso. Por isso, é importante ter um planejamento individualizado”, explica Drª Rhianna. Nesse caso, é possível que o profissional recomende tratamentos com aparelhos ortopédicos, viscossuplementação, cirurgia e outros procedimentos. Além disso, a odontologia básica também desempenha um papel fundamental para amenizar o quadro.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal