Aparelho ortodôntico móvel: o que é? Quais são os tipos? Como usar e fazer a higiene do acessório
Mulher sorrindo segura aparelhos ortodônticos removíveis azul e vermelho.
Mulher sorrindo segura aparelhos ortodônticos removíveis azul e vermelho.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Guia completo sobre aparelhos ortodônticos móveis: o que você precisa saber

O aparelho ortodôntico móvel pode ser utilizado em diferentes quadros. Leia o post e saiba como usar e fazer a higiene do seu aparelho móvel.

15/09/2020

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Todos concordam que um aparelho ortodôntico é chave para um sorriso esteticamente agradável e dentes bem alinhados. Porém, o que muitos podem não saber é que o aparelho ortodôntico móvel desempenha um papel vital em uma fase diferente do processo de tratamento ortodôntico.

Pensando nisso, o Portal Sorrisologia criou este guia com todas as informações que você precisa saber sobre o aparelho ortodôntico móvel. 

Vamos lá!

1. Aparelho ortodôntico e seu impacto na saúde oral

Em algum momento da vida, alguns de nós terá que utilizar um aparelho ortodôntico para corrigir o desalinhamento dentário. 

Para além do prejuízo estético, este problema traz ao paciente incômodo com o encaixe da arcada dentária, dificuldade em mantê-los limpos e outros problemas bucais 
Aparelhos: fixo e móvel

É comum pensar que só o aparelho fixo faz parte do tratamento ortodôntico. Na verdade, o aparelho móvel também é essencial para garantir um sorriso alinhado em um outro estágio do tratamento dentário. 

Você sabe como ele funciona e como pode ajudar no seu sorriso? 

Vamos descobrir juntos a importância do aparelho móvel e esclarecer outras dúvidas sobre o aparelho. 

1.1 A importância do aparelho móvel após o tratamento ortodôntico

Após o uso do aparelho fixo, muitos não imaginam a ideia de usar o aparelho móvel. O que talvez você não saiba, é que ele é essencial para manter os resultados já obtidos. 

Como explica o dentista Caio Martins, o aparelho móvel é fundamental para complementar a terapia do tratamento com aparelhos fixos. Além disso, em alguns casos específicos, ele atua como um guia ortodôntico, principalmente na infância, ajudando no crescimento correto da mandíbula e da maxila, impedindo o surgimento de dentes tortos, evitando, assim, problemas futuros.

1.2. Em quais situações o uso do aparelho móvel é indicado?

Assim como o fixo, o aparelho móvel também tem suas indicações. 

A melhor maneira de saber se é o ideal para você é consultando seu dentista de confiança. Geralmente, ele é indicado para pequenas movimentações dos dentes e para organizar funções como mastigação, respiração e fala. 

A especialista Luciana Haller explica que, em casos de desenvolvimento incorreto das bases ósseas, ele pode reduzir a necessidade de extrações ou cirurgias, e até o uso prolongado do aparelho fixo na vida adulta. Também é comum seu uso para finalizar tratamentos com aparelho fixo.


2. Tipos de aparelho ortodôntico móvel

Para cada etapa do tratamento, existe um tipo de aparelho móvel, que vai desde o tradicional, com fios metálicos, até os alinhadores estéticos transparentes, quase imperceptíveis, perfeitos para quem se preocupa com a estética do sorriso.

Abaixo, listamos 4 tipos de aparelhos móveis e sua utilização: 

2.1. Aparelho móvel funcional

Indicado para quem possui a arcada inferior recuada ou tem problemas de mordida aberta, o aparelho móvel funcional, conta com uma estrutura metálica envolvendo os dentes. Ele ajuda no crescimento e posicionamento da mandíbula, sendo muito recomendado para crianças e adolescentes.

2.2. Aparelho móvel de contenção

Ideal para ser utilizado no final do tratamento ortodôntico, esse aparelho de acrílico e incolor serve para manter os dentes no lugar, evitando desalinhamentos.

2.3. Aparelho móvel invisível

Indicado para tratamentos menos complexos, o aparelho móvel invisível é feito de acetato transparente, sendo quase imperceptível. Serve para corrigir o posicionamento dos dentes, assim como o aparelho fixo.

2.4. Aparelho móvel extrabucal

Muito usado por crianças, o aparelho móvel extrabucal ajuda no controle do crescimento da arcada superior e no posicionamento dos dentes superiores.


3. Cuidados com o aparelho ortodôntico móvel

O tratamento com o aparelho ortodôntico móvel exige do paciente responsabilidade. Você vai precisar de cuidados específicos para mantê-lo em excelente estado, principalmente no que diz respeito à higiene e manutenção. 

Vamos ver alguns cuidados essenciais.

3.1. Higiene do aparelho móvel

A limpeza do aparelho móvel é crucial. Você pode usar sua própria escova de dente e creme dental para limpá-lo diariamente. Gabriela Dantas sugere retirá-lo uma vez ao dia para essa limpeza. Evite usar água quente, pois pode deformar o aparelho.

3.2. Disciplina durante o uso

Ao contrário do fixo, o móvel pode ser removido, mas é importante usá-lo conforme indicado pelo ortodontista para evitar problemas no tratamento.

3.3. Manutenção do aparelho móvel

Assim como o aparelho tradicional, o móvel requer manutenção regular. Visitar o dentista frequentemente é fundamental para ajustes e acompanhamento do tratamento.

Agora que você sabe mais sobre o aparelho ortodôntico móvel, lembre-se: um sorriso saudável e bonito também depende de você! Cuide bem do seu aparelho e não deixe de consultar seu dentista regularmente.
 

Atualizada em 08/01/2024

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias