
Aparelho ortodôntico fixo: como diminuir a dor ao mastigar?
É comum sentir dor ao mastigar nos primeiros dias depois de fazer manutenção no aparelho ortodôntico, saiba como lidar com o problema.
Compartilhar em suas redes
A mastigação com aparelho ortodôntico fixo pode ser um desafio. É normal que os dentes doam ao mastigar, especialmente durante os primeiros cinco dias após a manutenção, quando eles estão mais sensíveis. Como os dentes estão sendo movimentados pelo aparelho, a pressão do contato com os alimentos pode intensificar o desconforto. Porém, com algumas medidas simples é possível reduzir consideravelmente a dor durante as refeições. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas do que ser feito para diminuir a dor ao mastigar de aparelho ortodôntico fixo. Confira!
Mastigar devagar diminui a dor durante as refeições com aparelho ortodôntico fixo
Se você tem o hábito de mastigar rapidamente e usa aparelho ortodôntico fixo, vai precisar mudar isso para diminuir a dor durante a mastigação. Além de ser ruim para a digestão, os movimentos mais rápidos podem aumentar o desconforto, o que torna as dores mais intensas e ainda pode causar inflamação. Por isso, mastigue mais lentamente e com calma. Se possível, usando os dentes do fundo ou o lado da boca que esteja menos dolorido.
Substituir alimentos duros e pegajosos por alimentos macios e pastosos facilita a mastigação
Alimentos duros e pegajosos devem ser evitados na dieta de quem usa aparelho ortodôntico, não apenas porque danificam os bráquetes, mas também porque podem intensificar a dor da mastigação. O ideal é dar preferência a alimentos macios e pastosos, como sopas, purês e massas, bem como frutas macias e que possam ser amassadas, como as bananas.
Para a sobremesa, evite biscoitos e pipocas, dando preferência a smoothies, sorvetes e similares por serem mais fáceis de comer por serem pastosos. Lembre-se, no entanto, de manter a higiene bucal em dia após as refeições e consumo de doces.
Cortar os alimentos em pedaços menores diminui a dor da mastigação com aparelho
Como nem sempre é possível dar preferência a alimentos mais fáceis de mastigar, outra forma de reduzir a dor da mastigação é cortar os alimentos em pedaços menores. Frutas, proteínas e vegetais duros como maçã, carne vermelha e cenoura, por exemplo, devem ser cortados em pedaços bem pequenos (se possível, cubinhos ou lâminas) para facilitar a mastigação e reduzir o atrito e a pressão com o aparelho e os dentes. No caso das proteínas e vegetais, também é indicado cozinhá-los até que fiquem o mais macios possível antes de comer.
Analgésicos podem reduzir a dor antes e após a mastigar de aparelho
Além dos cuidados que você pode ter com a escolha dos alimentos, preparo e velocidade da mastigação, há mais algumas medidas que podem ser tomadas antes e depois das refeições para diminuir a dor ao mastigar de aparelho ortodôntico fixo.
A primeira delas é a medicação com analgésicos e pomadas anestésicas, que devem ser prescritos pelo seu ortodontista. Vale ressaltar a importância de manter uma boa higiene bucal durante o uso do aparelho ortodôntico para evitar inflamações que podem aumentar as dores de dente e atrapalhar a alimentação. Caso as dores intensas persistam, consulte-se com o seu ortodontista para identificar possíveis problemas com a adaptação do seu aparelho.
Redação por: Amanda Cardoso.