05.08.2020

Aparelho invisível: quanto custa? Vale a pena? Incomoda usar? Esclarecemos 6 dúvidas sobre o assunto

Você pensa em colocar aparelho invível? Então não deixe de esclarecer essas 6 dúvidas sobre o apetrecho com a gente!
Você pensa em colocar aparelho invível? Então não deixe de esclarecer essas 6 dúvidas sobre o apetrecho com a gente!

O aparelho invisível é uma opção de tratamento ortodôntico procurada por muitos pacientes. Além da parte estética ser o principal atrativo para aderir a essa opção, muitos especialistas indicam esse tipo de aparelho por ser mais cômodo e garantir uma série de benefícios aos pacientes que podem usá-lo. Por ser uma novidade, muita gente ainda questiona sobre o uso e higiene desse apetrecho. Pensando nisso, o Sorrisologia esclareceu 6 dúvidas sobre o aparelho invisível. Dá só uma olhada!

1) Quanto custa colocar o aparelho invisível?

Essa é uma pergunta muito comum de todo paciente que pensa em colocar o aparelho invisível. De fato, escolher esse tipo de aparelho, acaba sendo um investimento um pouco maior em comparação ao aparelho ortodôntico tradicional. Porém, é importante ressaltar, que você está pagando um valor a mais para ter os benefícios que o outro modelo não possui: uma estética melhor, mais conforto, mobilidade, fácil higiene, entre outras vantagens. Por isso, não pense que é um gasto e sim um investimento.

2) Vale a pena investir em um aparelho invisível?

Vale, mas o sucesso do tratamento só é garantido quando um especialista em ortodontia indica o aparelho. Por isso, vá a uma avaliação com o especialista e certifique-se que o aparelho invisível é a opção mais adequada para o seu caso.

3) Incomoda usar o aparelho invisível?

Você pode demorar alguns dias para se acostumar com ele na boca, mas ele não incômoda de jeito nenhum. Muito pelo contrário, o aparelho invisível, por não ter ferrinhos, braquetes e todas aquelas estruturas presentes no modelo tradicional, ele não causa tantos transtornos ao paciente, como machucados, feridas ou a quebra de alguma peça.

4) O aparelho invisível pode afetar a fala?

Não. Embora ele seja bem parecido com uma placa de bruxismo, o aparelho invisível possui um design com o formato correto de toda a sua arcada dentária. Por esse motivo, ele não corre o risco de afetar a fala do paciente. Então, pode ficar despreocupado e conversar à vontade quando estiver usando!

5) Posso usar para comer?

Um dos únicos momentos em que você precisa tirar o aparelho é na hora de comer. Essa medida é importante e evita que o objeto manche, arranhe, quebre ou sofra algum tipo de dano durante a alimentação. Após terminar a refeição, é só escovar os dentes e o aparelho, e colocá-lo de volta nos dentes. 

6) Como higienizar o aparelho invisível? 

A higienização do aparelho é fundamental, para evitar a formação e o acúmulo de placa bacteriana, que acaba refletindo no surgimento de outros problemas dentais, como a cárie. Para fazer a limpeza é bem fácil: remova o aparelho da boca, faça a higiene dos seus dentes, em seguida, escove o aparelho e lave com água corrente, antes de colocá-lo novamente. Nunca use pasta de dente para escovar o aparelho, elas são abrasivas e podem danificá-lo, criando micro-poros onde as bactérias se instalam.


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal