
Aparelho fixo: o que causa dor ao mastigar depois de fazer a manutenção?
É normal sentir dor ao mastigar após a manutenção do aparelho. Saiba o que causa o desconforto e por quanto tempo ele dura
Compartilhar em suas redes
A dor após a manutenção é um dos maiores incômodos de quem usa aparelho fixo. O desconforto ocorre nos dias seguintes à consulta e afeta diversas atividades cotidianas, entre elas a alimentação. Isso porque muitas pessoas ficam com dificuldade de mastigar depois dos ajustes, principalmente alimentos com consistência mais dura. Assim, há quem não consiga comer direito devido a sensibilidade. No entanto, a dor é necessária para a harmonização do sorriso, pois a reação indica que os dentes estão se movimentando para a posição correta. Portanto, sentir a boca dolorida é um sinal de que o tratamento ortodôntico está dando certo.
Conversamos com a dentista Misseane Simões para saber o que causa dor ao mastigar depois da manutenção e dicas de como aliviar o desconforto.
Dor após manutenção do aparelho ortodôntico: o que causa?
A manutenção do aparelho serve para aplicar força nos dentes para estimular sua movimentação, já que a finalidade do tratamento ortodôntico é alinhar a arcada dentária para a posição desejada. De acordo com a Dra. Misseane, é a pressão imposta pelo aparelho sobre os dentes que faz com que eles se movimentem. Contudo, a dentista explica que esse aperto gera um processo inflamatório no osso alveolar, que fica ao redor dos dentes, causando dor e sensibilidade local. “É normal sentir algum desconforto durante os três primeiros dias após a consulta de manutenção do aparelho. Esse incômodo tende a diminuir com o passar dos dias”. Por esse motivo, a mastigação do paciente também pode ser dolorosa.
A intensidade da dor causada pela movimentação dentária está diretamente relacionada com a pressão aplicada sobre os dentes ao fazer os ajustes. Por isso, os aparelhos que utilizam forças leves deixam a boca menos dolorida após a manutenção. “Os aparelhos autoligados ou autoligáveis utilizam forças mais leves e constantes, o que consideramos excelente do ponto de vista ortodôntico. Estes aparelhos geralmente causam um desconforto do que os aparelhos fixos convencionais”, comenta a dentista.
Outro fator que influencia na dor após a manutenção é o posicionamento dos dentes. Segundo a Dra. Misseane, quanto maior for a movimentação dentária, maior será o desconforto. “É bom lembrar que dor é um sintoma subjetivo e que pode variar de pessoa para pessoa”, destaca.
Como aliviar a dor ao mastigar após manutenção do aparelho
Sentir dor ao mastigar depois da manutenção do aparelho é normal. Como os dentes estão mais sensíveis, qualquer pressão sobre eles pode causar desconforto. Por essa razão, a Dra. Misseane recomenda que o paciente evite consumir alimentos duros e que exijam uma boa mastigação. “Opte por alimentos com consistência mais macia e, se necessário, faça o uso de analgésico”, orienta.
Embora a dor não seja considerada um efeito colateral preocupante, a Dra. Misseane afirma que casos extremos precisam ser avaliados pelo profissional responsável pela manutenção. “Dores muito intensas e diferentes do que foi explicado como habitual devem ser relatadas ao ortodontista para ser avaliada a causa”, comenta a dentista.
É importante reforçar que o tratamento ortodontista deve ser feito por um profissional qualificado e especializado em ortodontia.
Participou dessa matéria:
Dra. Misseane Simões é especialista em ortodontia e ortopedia facial, com pós-graduação na Odontoclínica Central do Exército, e Invisalign Doctor. Atendimento adulto e infantil na Barra da Tijuca (Av. das Américas, 12.900. Barra da Tijuca.) Instagram: @misseanesimoes_ortodontia.
CRO: 36265.
Redação: Joanna Dark.