Aparelho estético: quais as diferenças entre ele e o ortodôntico normal?
O aparelho estético auxilia nos tratamentos ortodônticos sem que você precise passar meses com o sorriso metálico. Conheças as vantagens do modelo mais discreto
O aparelho estético auxilia nos tratamentos ortodônticos sem que você precise passar meses com o sorriso metálico. Conheças as vantagens do modelo mais discreto

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aparelho estético: quais as diferenças entre ele e o ortodôntico normal?

Aparelhos dentais estéticos são perfeitos para manter o visual do sorriso intacto durante o tratamento ortodôntico. Saiba mais

18/01/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

O aparelho estético é uma opção de tratamento ortodôntico mais discreto. Diferente do modelo tradicional, seus alinhadores possuem uma coloração mais clara e próxima a dos dentes, evitando que o paciente fique com o marcante “sorriso metálico”. Assim, o aparelho fixo estético oferece um visual mais harmonioso e com menos impactos na autoestima de quem deseja corrigir o alinhamento da arcada dentária. No entanto, muitas pessoas ficam em dúvida se as diferenças entre os dois tipos se resumem apenas a aparência, ou também envolvem o resultado final e a sua eficácia. Para responder essas e outras perguntas, o Sorrisologia conversou com a dentista Karina Fazza, especialista em Ortodontia. 

Aparelho fixo estético: benefícios e indicações

O maior benefício dos aparelhos fixos estéticos é, sem dúvida, o seu impacto mínimo no sorriso. A dentista explica que os modelos são feitos com materiais transparentes ou com a cor quase igual aos dos dentes, de modo que ele seja o mais discreto e imperceptível possível. “Normalmente, pessoas que trabalham com a imagem ou simplesmente buscam por algo mais discreto optam por este tipo de aparelho”, cita Karina. 

A profissional comenta que existem diversos modelos de aparelho fixo estético. A diferença está no material de confecção e na cor dos arames e das borrachinhas. “Os mais comuns são aparelhos ortodônticos de porcelana, policarbonato e safira. Temos também os alinhadores transparentes que são removíveis. É a opção mais moderna existente atualmente”. Em relação à indicação, qualquer paciente pode optar pelo aparelho estético, já que ele é apenas uma variação do tradicional metálico. Portanto, a sua função é a mesma, ou seja, corrigir os dentes desalinhados. 

Diferença entre aparelho fixo e metálico vão além da aparência

Os aparelhos estéticos têm a mesma eficácia que os modelos metálicos tradicionais.  Por outro lado, segundo a dentista Karina Fazza, existem algumas diferenças em relação à resistência, conforto, tempo de tratamento e preço. “O paciente deve avaliar junto com seu dentista todas as possibilidades e custos benefícios de cada aparelho”, orienta.

Os aparelhos metálicos costumam ser mais resistentes devido ao seu material. Seus bráquetes não quebram facilmente e se adaptam melhor a pressão ou impacto. Os estéticos, por sua vez, são um pouco mais frágeis comparados aos de metal. No entanto, isso não significa que eles são fracos, só exigem um nível de atenção e cuidado maior. Nesse caso, o ideal é evitar fazer muita força ao mastigar, principalmente alimentos duros.

Outra diferença está na higienização. Todo aparelho cobra uma atenção reforçada com a limpeza. Contudo, os estéticos, por serem mais claros, mancham com mais facilidade. A cor discreta só será mantida se a higiene bucal for feita corretamente.

O preço dos aparelhos estéticos também é outro fator que o difere do modelo metálico. Por conta do seu material, a opção discreta é a mais cara, em especial a versão de porcelana e safira. O paciente precisa refletir se o custo cabe no seu bolso antes da escolha.

Participou dessa matéria: 

Dra Karina Fazza

CRO/RJ 33473 - Especialista em Ortodontia e coordenadora da Área Técnica da clínica Orthopride 

Redação: Joanna Dark

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias