Antibiótico é o único tratamento para dente inflamado?
O antibiótico para dente inflamado serve para amenizar os sintomas, mas é importante identificar a causa do problema para removê-la e tratar de fato a inflamação.
Compartilhar em suas redes
Tomar antibiótico para dente inflamado é uma boa forma de amenizar a dor e tratar o problema. Mas, será que essa é a única forma de resolver a inflamação? O que o paciente deve fazer caso esteja com o dente inflamado e o rosto inchado? Para responder essas questões, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Thamir Amaral, que esclareceu vários pontos importantes. É só continuar lendo!
Antibiótico para dente inflamado serve para amenizar os sintomas
De acordo com a cirurgiã-dentista, o primeiro passo para tratar inflamação de dente é descobrir a origem do problema. O medicamento, de acordo com a especialista, serve basicamente para controlar possíveis manifestações inflamatórias. “Se o paciente acha que está com o dente inflamado, é necessário ir ao dentista para identificar a causa dessa inflamação. O tratamento com antibiótico ou qualquer outro medicamento é feito para amenizar os sintomas. Mas, a inflamação só vai ser curada com a remoção da causa”, explica a profissional.
Dente inflamado: o que fazer para tratar o problema?
Após identificar a causa da inflamação - que pode ser uma fratura, cárie ou até um abscesso dentário -, o dentista pode prescrever medicamentos que ajudam a amenizar todo o desconforto inflamatório. “Os sintomas de inflamação geralmente são: rosto inchado, gengiva inchada, vermelhidão, sangramento, região quente e até quadro de febre e dor ao abrir a boca. O tratamento pode ser feito com antibiótico, anti-inflamatório, analgésico e também antitérmico, se a pessoa estiver com febre”, orienta a especialista.
Caso o rosto fique inchado, mesmo após a remoção do problema, a dentista sugere que é possível recorrer a compressas. “Também é recomendado aplicar gelo, mas somente após a remoção da causa”, destaca. O ideal, geralmente, é aplicar o gelo diretamente no local dolorido e deixar por cerca de 20 minutos. Junto com os medicamentos, a compressa gelada tem potencial analgésico e contribui para a melhora dos sintomas.
Um estudo feito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul constatou que a aplicação de um curativo de corticosteróide (medicamento para reduzir o inchaço e a vermelhidão) associado a um antibiótico por 48 horas aumenta a porcentagem de sucesso no tratamento de polpas dentárias inflamadas, de 57% para praticamente 100%.
Remédio para dente inflamado é indicado apenas em quadros mais avançados
De acordo com a especialista, nem sempre é necessário recorrer a medicamentos para combater a inflamação. “Para a entrada do antibiótico, depende do estágio da inflamação. Às vezes, a inflamação está muito no início. Nesse caso, nem é necessário tomar o antibiótico. Passa-se um anti-inflamatório e um analgésico para a dor e espera-se a progressão da doença. Se regredir, ótimo. Já em casos mais avançados, é necessário entrar com o antibiótico”, finaliza a dentista.